Dieta vegana: o que é, como começar e alimentos permitidos

Venha conhecer mais sobre a dieta vegana! Ela pode ir muito além de uma alimentação saudável, tornando-se um estilo de vida.

É bem provável que você já tenha ouvido falar sobre os vegetarianos e sua alimentação. Mas e o veganismo, você conhece? E, se já, sabe como funciona? Viemos aqui para esclarecer essas dúvidas.

A dieta vegana (ou veggie) não envolve nenhum alimento que tenha origem animal. Isso significa que ovos, leite, mel e carne – seja ela vermelha, peixe ou frango – não fazem parte do cardápio. É nesse ponto que a dieta vegana se diferencia da vegetariana, pois essa última exclui as carnes das refeições, porém ainda mantém leites e ovos.

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Soja, legumes, vegetais e frutas compõe o cardápio vegano

Seja criativo nas combinações! Soja, legumes e vegetais podem compor saborosos pratos.

O veganismo pode ser considerado um estilo de vida. Isso porque ela vai muito além da alimentação. Muitas pessoas adotam essa dieta por se preocuparem com todo o tipo de exploração que os animais sofrem, tendo em vista os processos a que eles são submetidos para a produção de carne, leite, ovos e outros alimentos de origem animal. Além disso, a saúde também é um importante fator, pois cortar o consumo de produtos de origem animal também pode ser um hábito saudável.

Muitos produtos (tanto animais quanto produtos industrializados) levam agrotóxicos e/ou outras substâncias tóxicas que visam aumentar seu tempo de conservação, realçar o sabor, entre outras funções. As intenções podem ser boas para aprimorar os alimentos, porém isso pode se tornar um perigo para nossa saúde. Por isso, é sempre bom investir em uma alimentação saudável, não é mesmo?

Como começar? 

Muita calma nessa hora. Por ser uma dieta que restringe alimentos de origem animal, é bom ficar atento para evitar a carência de nutrientes no organismo! Carnes, leite e ovos são ricos em proteínas e ferro, propriedades essenciais para que nosso corpo exerça suas atividades com eficácia.

Por isso, comece aos poucos para que o seu corpo não sinta tanta diferença e te cause indisposição. Aos poucos, vá substituindo os alimentos de origem animal pelos vegetais, frutas, grãos, alimentos de soja, integrais, dentre outros.

Na alimentação, vale a pena investir em frutas cítricas. Isso porque elas são ricas em vitamina C, facilitando a absorção do ferro (um importante nutriente responsável pelo transporte de oxigênio no sangue) pelo organismo. Outro nutrientes, como cálcio, proteína, ômega 3, zinco, vitamina D e B12 também acabam sofrendo uma certa carência no organismo. Por isso, fique de olho para equilibrar sua alimentação e procure outros alimentos que possam repor esses nutrientes.

Quais alimentos são permitidos na dieta vegana? 

Se depois de ler isso, bateu aquele desespero “mas me diz, o que eu POSSO comer na dieta vegana?”, nós viemos te trazer boas notícias! Veganos jamais passarão fome, pois existem muitas opções de ingredientes que podem ser combinados entre si, resultando em excelentes pratos, inclusive delícias doces que também são veganas. Invista na criatividade!

A carne pode ser substituída pela carne de soja; o leite, pelo leite de soja; o pão, pela versão integral. Alimentos integrais são ótimos por garantirem, inclusive, a saciedade, impedindo que você dê aquelas famosas “beliscadas” ao longo do dia. Por isso, a dieta vegana também é vista com bons olhos para quem quer perder alguns quilinhos.

No cardápio vegano, você pode se jogar em legumes, vegetais, frutas, hortaliças, grãos e ovos/leite/queijo/margarina vegetal são permitidas! E não pense você que os pratos se tornam menos saborosos por não terem ingredientes de origem animal: as diferentes combinações entre os alimentos podem formar pratos nutritivos e saborosos. Temperos como cebola, alho, cebolinha, hortelã, manjericão, orégano, canela, salsa e curry podem deixar os pratos ainda mais deliciosos e atrativos.

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