Dicas de como preparar um molho de tomate caseiro perfeito

Além de mais gostoso que o comprado em supermercado, o molho caseiro é bem rápido e prático! Confira dicas para prepará-lo em casa mantendo seu sabor!

Além de mais gostoso que o comprado em supermercado, o molho caseiro é bem rápido e prático! Confira dicas para prepará-lo em casa mantendo seu sabor!

Nada como ter uma comidinha feita em casa. Comida caseira é sempre mais gostosa e pode ser bem mais saudável. O molho de tomate é um curinga na cozinha e pode ser facilmente preparado em casa! Além de mais saboroso, você tem um molho livre de conservantes e de outros elementos indesejáveis. Aposte em uma alimentação mais orgânica e dê uma olhada nessa dicas para fazer um belo molho de tomate caseiro!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Escolha o melhor tipo de tomate – Nem todos os tomates são iguais e escolher o mais apropriado é fundamental. O mais indicado para molhos é o italiano, que possui menos sementes e a polpa mais farta e adocicada. Você também pode utilizar o Débora e o holandês. De quaquer maneira, escolha sempre os mais maduros, vermelhinhos e firmes, e nunca coloque um tomate verde no seu molho.

Retire a pele – Para começar o preparo do seu molho, é preciso retirar a pele do tomate. Para isso temos uma dica: Faça um corte em “x” na parte de baixo do tomate, mergulhe-os  por alguns segundos em água fervente e, logo após, coloque em uma tigela com gelo. O choque térmico fará com que a pele se solte mais facilmente.

Não esqueça de tirar a acidez – O molho de tomate quando cozido, pode ficar um pouco ácido. Há várias maneiras de resolver essse problema. Você pode acrescentar uma pitada de açúcar, mas lembre que ele apenas ameniza o sabor ácido, deixando-o mais adocicado. Para realmente diminuir a acidez, experimente acrescentar algumas colheres de bicarbonato de sódio ou fermento em pó.

Turbine seu molho com legumes e verduras – Para aumentar o valor nutritivo do seu molho e deixar ele ainda mais gostoso, aposte em misturas com legumes e verduras. Você pode incrementar seu molho de tomate com cenoura, beterraba, alho poró, cebola e muito mais.

Armazene da melhor maneira – Para conservar seu molho de tomate fresco por mais tempo é preciso ter alguns cuidados. O melhor é armazená-lo em potes de vidro com tampa de vedação de borracha, para que não passe ar e estrague o seu molho. Antes de fechar seu pote, adicione uma camada de azeite de oliva, isso ajudará a mantê-lo fresco por mais tempo.

Congele e reutilize – Outro ponto prático em fazer molho de tomate em casa é que você pode congelá-lo. Experimente fazer em grande quantidade e colocar para congelar em pequenas porções. Quando for utilizar, é só retirar uma porção, colocar direto na panela e esquentar. 

Recomendadas
Pela Web