Descubra como é feito o mel: confira no TudoGostoso

Venha descobrir como as abelhas produzem o mel!

O mel, usado como adoçante natural, é diurético, expectorante e calmante. Por ser naturalmente doce, deve ser usado sem exageros, já que contém quase as mesmas calorias do açúcar branco. Contudo, é um alimento rico em proteínas e sais minerais, e é ingrediente de diversas receitas, como o pão de mel, o molho de mostarda e mel  e flan de maracujá e mel. O TudoGostoso já te mostrou 6 tipos de mel e os seus benefícios, agora vamos te explicar como é feito o mel! Como as abelhas produzem o mel? Confira tudo a seguir:

Descubra como é feito o mel

O começo da produção do mel se dá quando as abelhas campeiras buscam o néctar das flores e levam até a colmeia. Esse néctar fica armazenado dentro do estômago dessas abelhas, que precisam visitar milhares de flores para encher completamente esse reservatório. Chegando na colmeia, são as abelhas engenheiras que transformam o néctar em mel. E é nessa hora que um dos passos da transformação faz com que o mel seja um dos alimentos mais resistentes da sua estante: as abelhas extraem quase que completamente a umidade do mel. Batendo as asas, elas secam todo o excesso de água. Assim, leveduras e outros micro-organismos, que precisam de água para sobreviver, não conseguem estragar com tanta facilidade o produto. O mel pode continuar bom para o consumo durante muito tempo, é só você lembrar de guardá-lo longe da umidade e do calor.

como é feito o mel

Abelhas na colmeia

O mel faz bem para a pele, combate a prisão de ventre e a má digestão, alivia a dor de garganta e adoça naturalmente qualquer receita. Aproveite que agora você já sabe da onde ele vem e começa a pensar para onde ele vai! No TudoGostoso você encontra várias receitas que podem te ajudar a se inspirar, como costela de porco ao mel e sal grosso, medalhão de salmão ao molho de mostarda e mel, biscoito de aveia e mel e muitas outras!

Recomendadas
Pela Web