De onde vem a tradição de comemorar com bolos?

O clássico bolo de aniversário é muito mais que uma delícia: vem ver como ele é cheio de significados que podem deixar essa data ainda mais especial!

O bolo e as velas são cheios de significados. Vem ver!

Muito mais que bolos e velas: vem ver como eles são cheios de significados.

Mais confirmado do que a presença do bolo nas festinhas de aniversário, só o próprio aniversariante! Parece algo tão natural de se fazer para essa data tão especial, afinal, quer coisa melhor do que escolher os recheios que mais gosta, uni-los a uma massa saborosamente levinha e finalizar com uma cobertura arrasadora? É muita gostosura.

O melhor de tudo é que os bolos também são super receptivos, deixando as mesas bonitas e incrementadas, além de servir como uma ótima “base” para recepcionar as queridas (e às vezes tratadas como polêmicas) velas! Por ser uma data importante, o bolo pode ser visto como um meio de compartilhar com as pessoas que gostamos a alegria e gratidão de estar fazendo mais um ano de vida.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas de onde vem realmente a tradição?

Pois é, a história é bem diferente do que imaginamos: nenhuma galera apaixonada por bolo (assim como nós) decidiu que, por ser tão gostoso e tão compartilhável, ele seria ideal para representar os aniversários. O bolo realmente tem uma tradição – e o mais interessante: uma tradição grega!

Para começar: o formato circular dos bolos não é apenas um simples círculo. Os gregos faziam os bolos em formato circular para se referir à lua cheia. E por que exatamente à lua? Pois seria uma forma de honrar Ártemis, deusa grega da lua e da fertilidade.

E as velas também possuem um contexto. A fumaça produzida por elas, logo acima do bolo, simboliza uma forma de agradecimento à deusa por um mais um ano, e um pedido para que continuasse protegendo e concedendo mais anos proveitosos e cheios de vida.

Os gregos criaram uma tradição pra lá de especial, transformando o bolo em um símbolo de agradecimento.

Um agradecimento especial aos gregos que tornaram essa uma das melhores tradições!

Então, da próxima vez que for apagar as velhinhas, agradeça aos gregos por essa brilhante (e deliciosa) ideia!

Algumas dicas para tortas e bolos deliciosos

O TudoGostoso já te contou sobre a diferença entre tortas e bolos. Alguns fatores como massa, recheio e tempo de forno podem variar de um para outro. Sendo assim, escolha qual dos dois deseja fazer para comemorar o tão esperado aniversário e vem conferir essas dicas que separamos.

Como partir bolo para recheá-los? 

Não, isso não é um bicho de 7 cabeças! Nylon ou até mesmo a faca podem te ajudar nessa tarefa, tornando-a fácil fácil. A única coisa que é exigida nessa tarefa é um certo cuidado e delicadeza para a massa não quebrar, garantindo um bolo lindo!

Um bolo que parece simples, mas que na verdade é pra lá de especial 

Estamos falando do bolo vulcão! Esse mesmo que te deixa com água na boca ao ver o pedaço ser retirado do bolo e escorrer praticamente 1 kg de calda por todos os lados. O melhor de tudo é que é mais simples do que você imagina fazer essa belezura.

Escolha difícil: Floresta Negra ou Red Velvet? 

Datas importantes merecem bolos especiais. Então que tal investir em um bolo diferente, bonito, mas principalmente: cheio de sabor? O Floresta Negra é delicioso, contando com uma massa de chocolate, chantilly e cerejas. O Red Velvet apresenta uma massa vermelha e um creme levinho, digno de tirar o chapéu.

Aposte em diferentes bolos para honrar ainda mais essa data e deixá-la ainda mais especial.

O bolo deixa o aniversário ainda mais completo, seja na mesa do parabéns, seja nos agradecimentos.

Recomendadas
Pela Web