Culinária goiana: sabor irresistível em 7 receitas de dar água na boca

A culinária goiana vai surpreender seu paladar com receitas irresistíveis e cheias de sabor – inclusive algumas que podem transformar o seu simples arroz em algo especial e digno de elogios!

A pamonha é um dos pratos preferidos dos goianos.

A pamonha goiana tem um sabor especial e irresistível, além de uma cremosa massa de dar água na boca!

As culinárias regionais são marcadas por seus sabores únicos e combinações interessantes. Mas não é preciso necessariamente se deslocar até o estado ou país para conhecer um pouquinho mais da cozinha de lá! Isso porque essas receitas são tão maravilhosas que você pode preparar no conforto do seu lar.

E se você está achando que estamos falando de comida japonesa, americana, árabe ou outras, você se enganou: viemos aqui te mostrar mais da deliciosa culinária goiana! A presença de alguns ingredientes como guariroba (um palmito de sabor amargo, típico do cerrado de Goiás), pequi, dentre outros, transformam os pratos típicos de Goiás em uma verdadeira explosão de ótimos sabores.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

E, convenhamos, nada melhor do que conhecer a gastronomia do seu país e dar aquele orgulhinho por termos esses sabores tão interessantes e marcantes. Se você vive ou já visitou Goiás – ou está na lista dos seus próximos destinos – e quer relembrar ou conhecer mais o gostinho desse belo estado, vem conferir com a gente 7 receitas incríveis!

Mas o que é o tão famoso “Pequi”?

Pequi é uma bela fruta amarela de sabor doce e aroma forte, típica do Goiás. Como já dissemos, ela está presente em muitos pratos da culinária goiana, dando um sabor especial a eles. A fruta pode ter um visual lindo, mas dê preferência a comer apenas sua polpa.

Caso queira consumi-la inteira, vale a pena ter um cuidado a mais. Isso porque ela possui alguns espinhos em sua semente que podem machucar a boca. Por isso, se você for comê-la inteira, não morda, ok? Procure ir roendo a camada amarela, e evite ultrapassar a camada dura. Dessa forma você pode saborear o pequi sem problemas!

Arroz de pequi

O arroz não é um “simples acompanhamento” quando se trata da culinária goiana! O pequi, cozido ao arroz e frango, torna esse prato irresistível, especialmente pelo belo visual amarelinho. Ah, e outra curiosidade: sabe aquela raspinha de arroz que fica grudado no fundo da panela, com uma consistência de torrado e que muitos amam? Pois é, o arroz de rapa conquistou o coração e estômago dos goianos. Essa rapa fica extremamente gostosa feita com arroz branco, mas você também pode fazê-la no arroz de pequi. É sabor que não acaba mais!

Pamonha goiana

“Olha a pamonha, olha a pamonha fresquinha”! A pamonha é tão importante na culinária goiana que ela é capaz de reunir as famílias para fazê-la, unindo todos em torno dessa receita de dar água na boca. Isso sem contar seu visual atraente logo de cara, com a massa embrulhada por uma palha.

Mas aqui não se trata só de aparência! A pamonha é uma receita super democrática por agradar a todos os gostos: sua massa cremosa e deliciosa pode ser salgada, doce, ou à moda ao adicionar ingredientes incríveis: requeijão, frango, carne seca, guariroba, linguiça e queijo com o toque especial de temperos naturais. Ma-ra-vi-lho-so!

Galinhada

Mais uma vez, o arroz goiano veio surpreender seu paladar. A perfeita combinação de ingredientes como pedaços de frango,  pequi, guariroba, cebolinha verde e até mesmo cúrcuma – que irá deixar seu prato com uma belíssima cor alaranjada – farão com que seu prato faça sucesso e seja digno de elogios! Já deu aquela água na boca imaginando uma Galinhada compondo aquele almoço em família no domingo, não é mesmo?

Utilizando a fruta típica da região, o arroz de pequi é um dos pratos clássicos da culinária goiana.

O pequi dá um sabor único e especial aos pratos típicos de Goiás, tornando-o uma delícia para almoços!

Angu de milho verde

Se você já tinha o angu como um dos seus pratos favoritos, trate já de experimentar o delicioso angu de milho verde! Pelo milho seu queridinho em Goiás, a culinária goiana não nos decepcionou usando-o para compor essa deliciosa receita. Com todo o sabor do milho, este angu cai super como acompanhamento nos almoços, junto a pratos como galinhada ou arroz de pequi.

Matula

Matula é uma receita saborosa que conta com cremoso tutu de feijão branco (0u mulatinho) que ganha uma maior consistência quando combinado com a farinha de mandioca. Seu sabor se torna ainda mais especial com a adição de carne de sol e pedaços de linguiça. É uma ótima receita para quem quer inovar no cardápio de almoço!

Empadão goiano

Você pode até gostar de empadão, mas garantimos que irá se apaixonar ainda mais quando for experimentar o empadão goiano! Isso porque o sabor dessa receita típica de Goiás vai conseguir surpreender seu paladar, superando suas expectativas.

Seu recheio conta com uma fartura que vai muito além do tradicional frango desfiado! O incrível empadão goiano contém, além do frango desfiado, ingredientes como linguiça, ovo cozido, gueroba, azeitona e queijo. É perturbador só de imaginar essa maravilha de recheio incrível e massa fina e suculenta!

Panelinha

Esse é o nome dado a uma das receitas mais tradicionais de Goiás. Também contando com o arroz como um de seus ingredientes, seus aspecto fica semelhante ao de um risoto. A receita é formada pela irresistível combinação entre arroz branco, carne (ou frango) e deliciosos temperos – tal como o pequi, que dá um sabor todo especial aos pratos goianos; alho, cebola, pimenta de cheiro e outros temperos em geral. Parece algo simples, mas te garantimos que o resultado vai te impressionar e fazer com que você queira comer sempre essa maravilha culinária!

O empadão goiano possui um recheio farto e saboroso, indo muito além do frango desfiado.

Muito mais que frango: o empadão goiano vai te surpreender com as deliciosas combinações de ingredientes.

Recomendadas
Pela Web