Croutons: deliciosas torradinhas que podem ser feitas em casa

Croutons em saladas, sopas ou até mesmo aperitivos: vem ver como é fácil fazer essa delícia que garante um toque crocante e delicioso aos pratos!

Aprenda 3 métodos simples para fazer croutons!

Croutons: pequenos cubinhos crocantes e deliciosos que fazem toda diferença!

Sabe aquelas deliciosas torradinhas que geralmente encontramos como acompanhamento em saladas e sopas? Pois é, essas maravilhas em forma de cubinhos são chamadas de croutons! O nome é de origem francesa, mas a receita chegou aqui ganhando um espaço especial no coraçãozinho dos brasileiros.

Isso porque ela é muito prática e saborosa. Porém, muita gente deixa de incluir esse toque crocante e todo especial aos pratos devido ao alto preço dela no mercado. Mas e se te contássemos que ela pode ser feita aí mesmo na sua casa, e o melhor, por meio de métodos super simples? Em questão de poucos minutos, você pode fazer essa receita incrível – e ainda economizar!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quer saber como o crouton pode fazer a diferença no seu prato sem exigir muito esforço? Então anota aí esses 3 métodos super práticos.

Como incluir os croutons nos pratos?

Sendo uma delícia quando incluso em pratos como saladas (vai uma salada ceasar aí?) ou sopas, os croutons também podem ir de acompanhantes a estrelas do prato quando servidos como aperitivos, ideal para ocasiões festivas – tanto puro quanto se combinado com diferentes e saborosos patês.

Quando consumido como petisco, recomenda-se servir ainda quente, de forma a manter toda a sua crocância e sabor. Já no caso de outras receitas, aposte em adicioná-lo apenas na hora de servir o prato, de forma a impedir que ele amoleça.

Croutons compõe a salada ceasar, dando um toque de crocância.

Os croutons possuem um papel todo especial no sabor da clássica salada ceasar.

Ingredientes para um crouton maravilhoso

É bem simples fazer crouton, pois ele conta com ingredientes fáceis de ter em casa. Vem conferir!

– pão de forma (esse é o ideal, mas você pode utilizar o pão francês e outros pães amanhecidos também)

– azeite

– orégano

– pimenta-do-reino

– sal

Praticidade: croutons feitos na frigideira

Receitas de frigideira são especiais, pois além de serem super práticas, também deixam a comida com um gostinho delicioso.

– Com uma faca de serra (ela lhe dará maior precisão para fazer o corte, sem amassar os pães), corte todos os pães de forma em cubinhos.

– Partimos agora para a parte do tempero! Despeje os cubinhos em uma tigela e adicione 1 colher (sopa) de azeite, orégano a gosto, pimenta-do-reino em uma quantidade generosa e uma pitada de sal.

– Em seguida, misture todos esses ingredientes com a mão, de forma com que o tempero seja espalhado por todos os pães (se preferir, utilize uma colher para realizar a mistura). Uma boa dica para que o pão absorva melhor o tempero é adicionar o ingrediente, e logo após misturá-lo no pão; depois adicionar outro ingrediente e misturá-lo; e assim por diante com cada ingrediente.

– Após isso, prepare a frigideira. Aqueça-a e em seguida adicione 1 colher (sopa) de azeite. Despeje os cubinhos temperados sobre a frigideira e, com o auxílio de uma colher, vá mexendo os pãezinhos até que estejam com todos os lados fritos e dourados. E voilà!

Rapidez: croutons preparados no micro-ondas

Micro-ondas não nos decepciona nem na hora de fazer as “torradinhas”! Confere aqui como é rápido fazer os croutons com esse eletrodoméstico que tanto amamos.

– Assim como no método da frigideira, corte os pães em pequenos cubos, coloque-os em um recipiente, e depois vá adicionando os temperos, misturando com as mãos para que todos os pães absorvam o sabor.

– Em seguida, leve o recipiente para o micro-ondas por 2 minutos. Após acabar esse tempo, retire o recipiente e mexa com uma colher os cubinhos temperados (pois a mistura vai estar quente), e volte o recipiente ao micro-ondas por mais 2 minutos.

– Após isso, seus croutons estão prontos. Lindos, saborosos e crocantes!

Sabor em grande quantidade: croutons feitos ao forno

Vai fazer muitos croutons? Quando feito em grandes quantidades, o ideal é fazer ao forno – ou até mesmo se você quiser fazer para reservar alguns. E o sabor e qualidade continuam os mesmos: digno de elogios!

– Preaqueça o forno a 180º C.

– Como nos dois métodos anteriores, corte os pães em cubinhos, coloque-os na tigela e tempere com as mãos.

– Em seguida, despeje os cubinhos em uma forma untada e leve para assar por cerca de 10 minutos, dando uma mexida nos pães no meio desse tempo para que não queimem.

– O tempo pode variar de acordo com a potência do seu forno. Fique atento para que seus croutons não queimem, mas que fiquem douradinhos e crocantes.

Croutons podem ser preparados ao forno, frigideira ou até mesmo micro-ondas.

Grandes quantidades? Aposte nos croutons feitos ao forno!

Depois de feito, como armazenar os croutons?

Após feitos, o ideal é armazenar os croutons em recipientes fechados hermeticamente, de forma com que não murchem e mantenham todo seu sabor e crocância. O ideal é que as torradinhas sejam consumidas com todas as suas qualidades em até 1 semana.

Solte a criatividade na escolha dos temperos!

Libere a imaginação e faça combinações saborosas entre temperos naturais. Invista em alhos amassados, ervas (como orégano, alecrim e manjericão) e cebola. Se preferir, também aposte na manteiga (substituindo o azeite) e queijo ralado. Fica de dar água na boca, hmmm!

Os croutons fazem uma combinação cheia de sabor quando adicionados em sopas.

As sopas ganham um charme a mais com a adição de saborosos croutons feitos em casa!

Recomendadas
Pela Web