Cremor tártaro: o que é e como utilizá-lo

Dicas para utilizar o creme de tártaro no dia a dia!

Creme de tártaro

Aprenda as principais funções do creme de tártaro!

Apesar do nome complicado, o bitartarato de potássio, popularmente conhecido como cremor tártaro ou creme de tártaro, é um ingrediente muito utilizado em confeitarias para o preparo de cremes, doces, bolos, entre outras sobremesas, oferecendo mais cremosidade e leveza a qualquer massa.

Se você já esteve a ponto de abrir mão de uma receita por conter esse ingrediente em seu preparo, já se perguntou qual a verdadeira utilidade do Cremor tártaro e se é possível ou não substituí-lo em suas receitas, se prepare: nós, do TudoGostoso, reunimos as principais curiosidades desse ingrediente para você utilizá-lo sem medo de errar!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Afinal, o que é o cremor tártaro?

Antes de tudo, do que exatamente é composto o cremor tártaro? Esse pózinho branco, muito semelhante ao bicarbonato de sódio, não possui sabor e nem odor e é facilmente encontrado em casas especializadas e supermercados. Ele é extraído do fundo de barris de vinho ao final do processo de produção e depois refinado até obter um pó branco, pronto para o consumo.

Como utilizá-lo na culinária e maneiras de substitui-lo

Estabilizar claras de ovos – Para estabilizar as claras em neve e evitar que ela seque, basta adicionar algumas pitadas de cremor tártaro! Além disso, ele provoca uma reação química que faz com que as claras em neve fiquem super fofas e dobrem de volume. Se você não tiver o cremor tártaro em casa, experimente essa receitinha caseira que pode facilmente substitui-lo e obter o mesmo resultado! Adicione 1 colher (chá) de vinagre com 1 colher (chá) de sal e misture bem.

Cremor tártaro

Você pode substituir o cremor tártaro por ingredientes que já tem em casa

Mantém a cor dos alimentos – Você quer preparar aquele cozido, cheio de vegetais e legumes, super colorido e, depois de pronto, toda aquela cor viva dos alimentos some… Bate ou não bate uma tristeza? Para manter a cor das hortaliças sempre vibrante, adicione algumas pitadas do cremor tártaro e pronto! Ele vai ajudar a manter a cor dos alimentos sem alterar o sabor. Ah! Caso queira substituí-lo, adicione 1 colher (chá) de fermento para bolos. O efeito é o mesmo!

Evita a cristalização do açúcar – Isso mesmo! Alguns doces levam açúcar caramelizado em seu preparo, que é, basicamente, levar o açúcar ao fogo até que esteja completamente derretido. Para evitar que esse açúcar cristalize e fique duro, adicione algumas pitadas do cremor. Ele vai deixar o açúcar mais cremoso e pronto para o preparo de sobremesas! Se não tiver o cremor tártaro à mão, adicione 1 colher (chá) de pectina.

Faça seu próprio fermento! – Quem nunca só sentiu a falta de um ingrediente bem no meio da receita? E muitas vezes é aquele ingrediente indispensável, como o fermento! Como preparar um bolo sem ele?! Calma! Que tal fazer seu próprio fermento em casa com cremor tártaro? Para prepará-lo, junte uma medida de bicarbonato de sódio, duas medidas de cremor tártaro e uma medida de amido de milho. A medida deve ser feita a partir do tamanho da receita que estiver preparando, viu?

Como posso armazená-lo?

O cremor tártaro deve ser armazenado bem longe de umidades! Caso contrário, caroços grossos serão formados, o que o deixarão inutilizável. Armazene o cremor em um local frio, como a geladeira. Se armazenado corretamente, ele pode durar por muito tempo!

Recomendadas
Pela Web