Cozinhar a vapor: preparação mais saudável e prática para conservar os nutrientes

Para manter os nutrientes dos alimentos, uma ótima saída é prepará-los no vapor. Confira dicas para manter a saúde e o sabor no preparo de seus legumes e verduras!

Para manter os nutrientes dos alimentos, uma ótima saída é prepará-los no vapor. Confira dicas para manter a saúde e o sabor no preparo de seus legumes e verduras!

O método de cozinhar a vapor consiste em preparar os alimentos sem contato com a água, através de um cesto ou escorredor que ficará acoplado à panela, mas sem tocar a água. O vapor de água vai cozinhar os alimentos, preservando seus nutrientes. Uma dica importante é colocar o cestinho na panela quando a água já estiver fervendo e garantir que ela não esteja encostando no líquido. Assim, basta fechar a tampa, abaixar o fogo e esperar o tempo de cozimento (evitando abrir antes da hora).

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Além de manter a cor e o sabor dos alimentos, a cocção a vapor também mantém uma grande parte das propriedades. A água do vapor passa pelo alimento, mas, como a panela estará fechada, os nutrientes voltam a cair sobre os legumes.

Para que o preparo seja bem realizado, entretanto, algumas dicas são importantes:

Pedaços ideais – Quanto menos você cortar os legumes, mais cheios de nutrientes ele ficará, já que não entrará em contato com água e nem terá suas fibras cortadas. Por isso, evite cortar demais os alimentos e, quando possível, evite descascá-los. De qualquer forma, procure cortar os alimentos em pedaços semelhantes e não muito grandes para que o cozimento seja rápido e uniforme.

Fio de azeite – Use um fio de azeite nos legumes! Além de conferir mais sabor aos vegetais, as vitaminas A, B, E e K só são absorvidas na presença de gordura.

Pouca água – Apenas de 3 cm a 5 cm de água são suficientes para produzir o vapor que cozinhará os alimentos. Essa quantidade pode variar dependendo da quantidade dos alimentos e tamanho da panela.

Legumes mais indicados para o preparo no vapor – alho-poró, aspargo, batata, brócolis, cebola, cenoura, couve-flor, couve-de-bruxelas, nabo, pimentão e salsão.

Recomendadas
Pela Web