Cottage, ricota e queijo minas: as principais diferenças

Se você tem dúvidas sobre qual queijo branco escolher, a gente te dá uma ajuda! Vem ver!

Na hora de escolher o melhor queijo para a sua dieta, a indicação são sempre os queijos brancos, não é mesmo? E então na hora de comprar, você se depara com uma variedade de queijos brancos: cottage, ricota e queijo minas. Todos esses parecem iguais, mas não são! Cada um tem propriedades, níveis de gordura e, principalmente, sabores diferentes. Nós aqui do TudoGostoso vamos acabar com essa confusão e te mostrar as especificidades de cada queijo para você poder escolher o melhor para a sua alimentação!

Queijos brancos para uma dieta mais saudável e equilibrada

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Queijos brancos para uma dieta mais saudável e equilibrada

Para quem quer manter uma alimentação saudável, com certeza o mais recomendável, são os queijos brancos, que contém menos gorduras que os amarelos e fornecem mais benefícios à nossa saúde. Então vem conferir as diferenças entre os queijos: cottage, minas e ricota.

Queijo cottage – O queijo cottage é um dos mais indicados para uma dieta mais light, pois tem uma quantidade menor de calorias e também de gorduras. É um queijo com textura cremosa diferente (semelhante a uma pasta de queijo), com sabor levemente ácido. Ele possui menos leite na sua composição e portanto fornece menos cálcio e ainda ajuda a equilibrar a flora intestinal. Uma porção (50 g) de queijo cottage tem em média 46 calorias, 2,15 g de gorduras, 186 mg de sódio e 41,3 mg de cálcio. Ideal para quem quer perder aqueles quilinhos a mais.

Ricota – Outro queijo indicado para uma alimentação mais leve é a ricota. Esse queijo já virou o queridinho da galera fitness e é bastante consumido no café da manhã ou nos lanches pós-treino. Com sabor único e mais suave, a ricota é a opção que contém menos sódio, apresentando também, teor de gordura e colesterol mais baixos. E você sabia que a ricota é feita com o soro do queijo e não diretamente do leite? Isso mesmo, normalmente os queijos são preparados com o coalho do queijo, mas a ricota não. Fonte de cálcio e vitaminas A, B, D e E, a ricota ajuda a fortalecer os osso, prevenindo a osteoporose, além de auxiliar na obtenção de massa muscular.

Queijo minas – Talvez o queijo mais consumido dentre os três, seja o queijo minas. No café da manhã com um pãozinho, no famoso doce romeu e julieta ou até como aperitivo, ele está sempre presente. Esse queijo possui consistência mole e é mais úmido que os outros. Na nossa lista de queijos brancos, ele é o mais calórico: uma porção (50 g) contém 132 calorias, 10,3 g de gorduras, 155 mg de sódio e 289,5 mg de cálcio. Mas não vá cortando esse queijo da sua dieta, há versões mais light, com menor teor de gordura, que podem ser uma ótima opção. Apesar de mais gorduroso, ele é fonte de proteínas, cálcio e sódio e merece um lugar na sua alimentação.

Pronto, tudo esclarecido! Agora você já pode correr para o supermercado e escolher o seu queijo preferido!

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