Tipos de cerveja: confira as diferenças entre eles

Para saber mais sobre a gelada: confira 6 tipos de cerveja e suas características.

Cerveja: uma bebida consumida no mundo inteiro. Não dá para negar que ela é muito apreciada: afinal, nada se compara a uma cerveja bem gelada num dia quente! Por ter um sabor muito marcante, não é qualquer um que gosta dessa bebida. Mas você sabia que existem diferentes tipos de cerveja e cada um feito de maneira diferente? Confira alguns tipos de cerveja e as suas diferenças!

tipos de cerveja

Copos com diferentes tipos de cerveja para degustação

Tipos de cerveja

Família lager

As cervejas lager são as cervejas de baixa fermentação, normalmente as mais populares. Elas possuem um sabor mais suave e a maioria é bem clara. No entanto, é comum encontrar diferentes sabores e cores dentro dessa classificação. Confira alguns tipos conhecidos:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Schwarzbier: essa cerveja é feita de maltes torrados e possui uma cor bem escura. A cerveja escura pode ser aromatizada com ingredientes como café e chocolate. Em alemão, schwarzbier significa “cerveja escura”. Elas também são muito usadas para preparar receitas com carne, como carne assada ao molho de cerveja preta.

Pilsen: claro que a queridinha dos brasileiros não poderia faltar! Estamos falando da loura: a cerveja dourada levemente amarga. Atualmente existem diversas marcas no mercado e os preços variam de acordo com a forma de produção e os ingredientes utilizados. Uma curiosidade é que ela recebe esse nome por conta de Pilsen, uma cidade da República Tcheca. Assim como a cerveja escura, ela também é muito usada no preparo de receitas incríveis, como iscas aceboladas com molho de cerveja.

Bock: temos a morena (schwarzbier) e a loura (pilsen), e agora chegou a vez da ruiva. A bock é uma cerveja de cor avermelhada mas que pode ser feita em diferentes tonalidades. As bocks vermelhas-claro possuem normalmente um sabor mais leve e menos amarga.

Caneca com bock, a cerveja ruiva

Caneca com bock, a cerveja ruiva

Família Ale

Diferente da família anterior, as cervejas ale são de alta fermentação. Além disso, elas são mais complexas, tanto no sabor e no aroma quanto no corpo. Elas podem ser feitas com frutas, canela, cravo e outros condimentos que ajudam a dar um sabor diferente e mais elaborado. Os tipos mais conhecidos são:

Indian Pale Ale (IPA): essa cerveja possui características diferentes dependendo do estilo que segue, inglês ou americano. A inglesa tem uma cor mais brilhante puxada para uma mistura entre cobre e dourado. O seu sabor é mais floral, o que faz com o que ela tenha um amargor médio. Já o estilo americano acrescenta sabores diferentes, como frutas cítricas. Além disso, o sabor fica mais amargo e o teor alcoólico é maior.

Stout: quem já teve o prazer de visitar a Irlanda ou um verdadeiro bar irlandês já deve conhecer esse tipo de cerveja. Muito encorpada e de cor escura, esse cerveja teve sua principal origem no Reino Unido. Essa cerveja tem um sabor bem mais amargo e o gosto de café ou chocolate é bem mais presente.

Weizenbier: a favorita de quem não gosta de cerveja muito amor e nem muito forte, as famosas cervejas de trigo fazem sucesso nos bares brasileiros. De origem alemã, elas também podem ser feitas com frutas como limão siciliano.

tipos de cerveja (lager)

Homem servindo caneca de chopp lager

Recomendadas
Pela Web