Conheça as principais fontes de selênio e os benefícios desse mineral no organismo

Vem descobrir o que o selênio pode fazer pela sua saúde e quais são os principais alimentos que contém esse mineral!

alimentos com selênio

Selênio pode ser um grande aliado em uma dieta equilibrada!

Cuidar da alimentação é essencial para manter uma vida mais saudável e longe de doenças. Para isso é importante atentar para algumas substâncias que podem fazer a diferença no seu organismo. Uma dessas maravilhas é o selênio. Esse mineral encontrado em diversos alimentos pode trazer diversos benefícios ao seu organismo e se tornar um aliado, especialmente quando se quer seguir uma dieta equilibrada.

Selênio na medida certa

Esse mineral é essencial para o seu organismo, porém é preciso atentar-se para a quantidade de selênio ingerida. Tanto o excesso quanto a falta dele podem trazer complicações para a sua saúde. A falta de selênio pode ocasionar fadiga, fraqueza muscular e envelhecimento acelerado. Além disso, a carência desse mineral pode contribuir para abaixar a imunidade do seu corpo, abrindo espaço para doenças. Por outro lado, se você exagerar, o selênio pode se tornar um vilão na sua alimentação. Em quantidades excessivas, o selênio é bastante perigoso! Quando o consumo excede 850 mcg por dia, pode haver algumas complicações como: cansaço, dores, maior irritabilidade, unhas e cabelos frágeis além de problemas no sistema gastrointestinal e sistema nervoso.

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Quantidade ideal de selênio por dia:

A quantidade ideal é de 55 a 77 mcg (microgramas) a cada dia para adultos e adolescentes a partir de 14 anos. A quantidade máxima de selênio que pode ser consumida por dia sem causar complicações a saúde é de 400 microgramas. Em crianças, esse valor é mais baixo e pode mudar de acordo com a idade. Vem conferir os alimentos ricos em selênio e quais os benefícios que eles trazem para o seu corpo

Castanha-do-pará

Castanha-do-pará é rica em selênio

Castanha-do-pará é a principal fonte de selênio

A castanha-do-pará é um dos principais alimentos com selênio. Para não exceder a quantidade máxima de selênio por dia, saiba que com 4 castanhas -do-pará você já tem o limite de 400 mc de selênio. Essa delícia brasileira pode ser consumida pura ou incrementar as suas receitas, dando um toque crocante à elas, aproveite.

Atum para desintoxicar o corpo

Atum também é fonte de selênio e ajuda a fortalecer o corpo, livrando-o de impurezas. Aposte nesse peixe para desintoxicar o organismo e livrá-lo de metais pesados nocivos para o corpo. Você não sabia que aquele atum do cardápio japonês poderia te fazer tão bem!

Arroz de todo dia traz significativos níveis de selênio

O arroz de todo dia também guarda níveis significativos de selênio e, por isso, se torna importante na prevenção de câncer e doenças cardiovasculares. Aproximadamente 8 colheres (sopa) de arroz contém cerca de 10 mcg de selênio. Aproveite!

Ovo: gema e clara são fontes de selênio

O tão polêmico ovo também é rico em selênio. Tanto gema quanto clara contém selênio e devem ser consumidas diariamente. Esse mineral é um excelente antioxidante que combate os radicais livres, ajudando a retardar o envelhecimento. Abasteça o seu organismo de selênio comendo ovos!

Frango também é rico em selênio

Outro benefício que o selênio pode trazer é dar um “up” na sua dieta fitness. Por ser um ótimo antioxidante, o selênio ajuda na proteção e no desenvolvimento dos músculos, o que o torna essencial antes e depois do seu treino. Portanto aquele frango grelhado está liberado na sua alimentação!

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