Como substituir ingredientes muito usados fora do Brasil

Alguns ingredientes de receitas internacionais são difíceis de achar no Brasil. Confira o que eles são, na verdade, e como substitui-los!

frutas-vermelhas-tigela

Frutas vermelhas, como mirtilo e framboesa, não são comuns em várias regiões do Brasil

Quem acompanha a culinária internacional sabe que frequentemente aparecem ingredientes difíceis de encontrar ou até não muito conhecidos pelos brasileiros. Na tarefa de te ajudar a entender melhor o que são esses ingredientes e como substitui-los, elaboramos uma pequena lista de 5 ingredientes super famosos internacionalmente, mas que são difíceis de encontrar em terras brasileiras. Aprenda mais sobre eles e como substitui-los. Caderninho e caneta na mão? Vem com a gente!

Maple syrup

Retirado da famosa árvore Acer, cuja folha estampa a bandeira do Canadá, o “maple syrup”, ou “xarope de bordo” é considerado o xarope mais famoso do mundo. É importante salientar que a retirada da seiva conta com uma produção 100% sustentável, sem a adição de qualquer tipo de aditivo, para aproveitar o sabor do açúcar natural da árvore. O xarope é usado desde recheio de panquecas, passando por muffins e biscoitos, até reduções com vinagre balsâmico para temperar saladas. O sabor é surpreendente, mas, convenhamos: ainda é difícil encontrar o maple em todos os supermercados. Desta forma, uma das substituições mais adequadas seriam mel ou açúcar refinado.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Créme frâiche

Muito utilizado nos maravilhosos doces franceses, mas também em receitas salgadas, o créme frâiche conta com sabor levemente azedo, já que ele nada mais é que um creme de leite fresco um pouco envelhecido. Ele já pode ser encontrado no Brasil em alguns supermercados, mas se preferir preparar em casa é muito simples: basta misturar cerca de meio litro de creme de leite fresco a um copo de creme de leite azedo em uma panela média.  Mexa em fogo baixo e, quando estiver morno, despeje em um recipiente de vidro parcialmente coberto por 6 a 8 horas. O creme vai engrossar e ficar levemente ácido. Antes de utilizar, mexa novamente e deixe armazenado em geladeira.

Buttermilk

Nada além do resíduo líquido da fabricação da manteiga (daí o seu nome, que traduzido do inglês pode ser entendido como “leite da manteiga”), o Buttermilk ainda não é fabricado industrialmente em terras brasileiras. Muito utilizado em bolos, pães, biscoitos e outras receitas, assim como o creme frâiche, ele pode ser preparado em casa, já que não é comum encontrar nas prateleiras de supermercados brasileiros. Basta colocar o vinagre em uma xícara de vidro e adicionar leite até completar 1 xícara. Após misturar, deixe descansar por 10 a 15 minutos, até a mistura coalhar. Fácil, não?

Buttermilk em um copo

Buttermilk, que é o resíduo líquido da manteiga, também não é comum no Brasil

Flor de sal

Substituir a flor de sal é meio difícil, já que, em tese, ele apenas finaliza um prato – mas tem o sabor semelhante ao sal comum. Mas, qual é a diferença entre ela e o sal nosso de cada dia? Flor de sal são cristais que se formam na superfície da água do mar e para que sua formação ocorra, a temperatura e radiação solares devem ser elevadas e a brisa deve ser constante. A coleta é totalmente manual e sua produção é uma pequena fração da produção total de sal, por isso, seu preço é muito mais alto. A flor de sal é crocante, tem o sabor mais suave e derrete na boca, enquanto o sal comum tem sabor mais proeminente.

Frutas vermelhas como mirtilo, framboesa e amoras

Em terras brasileiras, o morango é a fruta vermelha mais comum. Por outro lado, mirtilo, framboesa e amoras são difíceis de encontrar. Temos, no Brasil, outras frutas vermelhas muito gostosas, como a pitanga e a acerola. Costumam ser mais ácidas, mas podem substituir muito bem as “berries” (frutas vermelhas em inglês, já que mirtilo, framboesa e amoras são, respectivamente “blueberry”, “raspberry” e  “blackberry”) em diversas sobremesas e sucos. Abra seus horizontes para novos sabores!

Recomendadas
Pela Web