Como preparar tutu e pirão irresistíveis

Tutu e pirão: receitas fáceis e deliciosas que podem deixar os pratos ainda mais saborosos. Quer impressionar seus convidados? Então vem conferir como é simples fazer isso!

A cremosidade do pirão e tutu darão um toque especial aos pratos.

Pirão e tutu: conheça essas duas receitas cremosas e cheias de sabor que vão deixar seus pratos ainda mais gostosos!

Vai reunir os amigos no final de semana ou quer chegar surpreendendo a todos naquele almoço de família? Então venha conferir como preparar 2 receitas incríveis: tutu e pirão! Mostre toda a sua habilidade na cozinha arrasando nesses dois acompanhamentos irresistíveis (e fáceis) que fazem qualquer comida se tornar ainda mais saborosa. Vem ver, vai ser sucesso!

Tutu perfeito!

Para os amantes de feijão, o tutu é uma maneira deliciosa de apreciar esse alimento; e para quem ainda não experimentou ou não é muito fã, essa receita é uma boa opção para se apaixonar pelo feijão. Sendo um dos pratos típicos de Minas, o tutu reúne cremosidade, sabor e um tempero sem igual – além de uma aroma maravilhoso (afinal, como resistir ao toque especial do bacon?)!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

E se você quer fazer diferente naquele almoço em família no domingo, que tal apostar nessa receita? Muito prática e saborosa, essa vai ser uma “boa carta” para você deixar todo mundo impressionado com o tutu mineiro. Vem conferir, é de dar água na boca!

O que vamos precisar?

– Feijão cozido (isso mesmo, iremos precisar dele “pronto”, com os grãos e o caldo)

– 150 ml de água

– 1 tablete de caldo sabor feijão

– 100 g de bacon em cubinhos

– 100 g de calabresa em cubinhos

– Farinha de mandioca (ou farinha pronta)

– 3 alhos amassados

– Pimenta-do-reino a gosto

– Sal a gosto

– Cheiro-verde a gosto

– 2 ovos cozidos (opcional para enfeitar)

Como fazer um delicioso tutu de feijão

– Comece o preparo colocando a água em um liquidificador, e, em seguida, acrescente o feijão cozido (com o caldo e tudo). Após isso, bata tudo até que fique homogêneo e com a consistência cremosa e reserve.

– Em uma frigideira grande, frite o bacon e a calabresa. Quando já estiverem fritos, adicione o alho, a pimenta-do-reino e o sal. Em seguida, acrescente o caldo sabor feijão, mexendo bastante para que todos os ingredientes se misturem e absorvam o tempero.

– Sabe o feijão cremoso que está no liquidificador? Despeje-o sob a mistura da frigideira. Adicione o quanto de sal julgar necessário, e, após isso, acrescente a farinha, misturando bem.

Vale lembrar: a farinha é opcional. Muitas pessoas gostam do tutu com uma consistência mais firme e pastosa, enquanto outras preferem uma versão mais líquida. Caso queira este último, basta colocar pouca farinha, ou simplesmente não adicioná-la à receita.

– Após misturar, adicione o cheiro-verde a gosto – ou outros temperos que desejar. E pronto! Agora é só se deliciar com essa maravilha mineira.

– Uma boa dica é adicionar os ovos cozidos por cima. O torresmo também cai super bem com o tutu de feijão, dando um sabor a mais, além de muita crocância. Outro acompanhamento que deixa o tutu ainda mais delicioso é a couve refogada! Aposte nessas combinações que irão conquistar seu paladar!

O tutu é feito a partir do feijão cozido.

O feijão cozido forma uma das bases do tutu quando batido e misturado a farinha de mandioca. É de dar água na boca!

Pirão sensacional!

Com uma cor atraente capaz de despertar o interesse até de quem nunca experimentou antes, o pirão é uma delícia! Isso porque ele cai muito bem como acompanhamento de pratos com frutos do mar ou carnes em geral. Se você não é muito fã de feijão, o pirão pode ser um substituto a altura, deixando seu arroz molhadinho e saboroso – e evitando aquela sensação péssima de comida seca.

Você ainda pode soltar a criatividade no sabor! O pirão de peixe é o mais clássico, mas você também pode apostar no pirão de carnede frango ou de camarão. Como ele é o mais tradicional, iremos mostrar a vocês como fazer um delicioso pirão de peixe.

Ingredientes que iremos precisar

– 250 g de farinha de mandioca (ou de milho)

– 1 cabeça de peixe

– 2 litros de água

– 2 cebolas picadas

– 2 colheres (sopa) de colorau

– 4 alhos amassados

– 1 pimentão verde em pequenos pedaços

– 1 xícara de molho de tomate (ou 2 tomates em pequenos pedaços)

– Pimenta-do-reino a gosto

– Coentro a gosto

– Sal a gosto

Como fazer um pirão irresistível?

– Em uma panela grande, coloque o peixe e os demais ingredientes (com exceção da farinha) imersos em água e deixe cozinhar por aproximadamente 45 minutos.

– Em seguida, passe esse “caldo” por uma peneira. Como iremos precisar só do líquido, isso irá facilitar separá-lo dos outros ingredientes que foram cozidos.

– Em outra panela, coloque a farinha de mandioca, e logo após vá despejando aos poucos o líquido do “caldo de peixe” sobre ela, misturando bem de forma que não se formem “grumos”. Isso fará com que a massa seja cremosa e consistente.

– Se desejar, adicione temperos para dar ainda mais sabor ao pirão, tais como pimenta-do-reino, sal e cheiro-verde. Você também pode acrescentar peixe desfiado, deixando o pirão irresistível!

Uma dica para um pirão ainda mais temperado

– Os temperos podem ser colocados direto na mistura ou podem ser feitos à parte para misturar depois (e que irão garantir um resultado incrível). Para fazer esse tempero separadamente, em uma panela à parte, doure a cebola e o alho no azeite. Em seguida, acrescente 1 xícara de molho de tomate, uma quantia de suco de 1 limão, salsinha, pimenta-do-reino e sal a gosto. Misture tudo e deixe refogar.

– Após isso, misture o líquido do “caldo de peixe” com o refogado e com a farinha de mandioca, misturando até que adquira uma consistência bem cremosa.

Aposte em diferentes combinações de tempero para um pirão cheio de sabor.

Solte a criatividade e adicione temperos que irão deixar seu pirão ainda mais delicioso!

Recomendadas
Pela Web