Como preparar lentilha e grão-de-bico de maneira fácil!

Descubra como preparar essas deliciosas leguminosas!

Como consumir lentilha

Lentilha traz sorte e é uma delícia!

Pratos com lentilha e grão-de-bico, assim como aqueles feitos a partir de grãos em geral, precisam ser feitos com atenção. Existem alguns truques na hora do preparo para deixá-los ainda mais incríveis! Quer conhecer maneiras diferentes de preparar essas delícias e, de quebra, aprender algumas receitas? Então, dá uma olhadinha na nossa matéria!

Lentilha: as melhores maneiras de prepará-la!

Preparando tudo – Antes de começar, vamos deixar as lentilhas prontas para o preparo. Assim como o processo de preparo do feijão, a lentilha precisa ser “catada” para retirarmos toda e qualquer impureza presente. Você pode espalhá-las sobre uma superfície seca e limpa e retirar qualquer pedrinha com as próprias mãos. Depois disso, lave as lentilhas em água corrente com a ajuda de um escorredor e deixe-as secando.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lentilhas cozidas – Em uma panela pequena, cozinhe a quantidade desejada de lentilhas (já limpas) e utilize o dobro de água. Isso mesmo, independente da quantidade de lentilhas que utilizar, é necessário cozinhá-las sempre com o dobro de água. Em seguida, leve a panela ao fogo médio e deixe cozinhar durante 20 minutos ou até que a água levante fervura.

Logo que a água estiver borbulhando, apague o fogo e deixe as lentilhas descansando por aproximadamente 10 minutos para que absorvam mais água e fiquem macias.

Depois do tempo marcado, escorra as lentilhas com o auxílio de uma peneira ou escorredor e coloque-as no recipiente desejado.

Para finalizar, tempere as lentilhas misturando sal, pimenta-do-reino ou outro tempero que desejar.

Depois de prontas e temperadinhas, você pode utilizar a lentilha em diversas receitas deliciosas como essa salada de lentilha acompanhada do nosso amado bacon. Se sobrar arroz do almoço de domingo, que tal renová-lo com essa receita de arroz com lentilha e calabresa? Ai seu arroz fica com gostinho de fresquinho de novo!

Outra receita delícia para fazer com as lentilhas cozidas que é perfeita para esse tempinho frio é essa sopa de lentilha com carne seca!

Lentilhas preparadas na panela elétrica – Para preparar suas lentilhas na panela elétrica, é necessário medir para cada porção de lentilha 4 medidas de água. Feito isso, deixe as lentilhas cozinharem de 3 a 4 horas em temperatura baixa e com a tampa da panela fechada. Evite ficar abrindo a tampa e não fique mexendo as lentilhas durante o processo.

Depois do tempo marcado, confira se as lentilhas estão realmente cozidas e escorra a água com a ajuda de uma peneira. Pronto! Agora é só temperar como preferir e está prontinha para consumir!

Grão-de-bico: versátil e fácil de preparar!

Dicas de preparo

O grão-de-bico é fácil de preparar e vai bem com diversas receitas!

O grão-de-bico é preparado geralmente da maneira mais convencional: cozido. Além do cozimento, essa leguminosa pode ser preparada assada, fervida… Mas sem spoilers! Dá uma olhadinha na matéria para entender:

Grão-de-bico assado: saudável e delicioso – Antes de tudo, preaqueça o forno a 180° C. Depois, unte uma forma com manteiga ou óleo e reserve. Para esse modo de preparo, você precisará utilizar o grão-de-bico enlatado, aquele que já vem molinho e pronto para consumir.

Escorra os grãos em uma peneira e lave bem em água corrente. Deposite os grãos sobre folhas de papel toalha, seque-os e retire delicadamente a pele de cada um.

Coloque os grãos na forma já untada e cubra com manteiga ou azeite. Ah! Lembre-se de espalhá-los em uma única camada e que estejam bem distribuídos. Agora, é só levar os grãos para o forno preaquecido por no máximo 30 minutos. Eles vão ficar crocantes e super gostosos!

Grão-de-bico fervido – Esse modo de preparo demanda um pouquinho mais de tempo, mas o resultado é incrível! Para começar, despeje uma porção dos grãos em uma vasilha e cubra-os com água fria. Adicione 1 colher (sopa) de bicarbonato de sódio e misture até que tenha se dissolvido completamente.

Agora chegou a etapa da paciência: deixe os grãos de molho por 8 horas em um recipiente com tampa e em ambiente arejado.

Passadas as 8 horas, escorra os grãos e lave-os bem para retirar qualquer impureza. Muita gente acredita que é necessário retirar a película (casca) do grão-de-bico, mas não é necessário e nem indicado fazer isso. É que a maior parte das fibras do alimento se encontra justamente ali. Assim, é só passar os grãos para uma panela e cobri-los com água em temperatura ambiente. Lembre-se: 1 litro de água para cada porção de 250g de grão-de-bico utilizado.

Agora, é só levar a panela ao fogo por aproximadamente 1 hora (ou até que os grãos fiquem moles) e está prontinho!

Você pode utilizar o grão-de-bico em receitas deliciosas como essa salada fresca, como acompanhamento para legumes cozidos e até mesmo preparar uma pastinha Homus que vai muito bem com algumas torradinhas!

Recomendadas
Pela Web