Como preparar a gemada perfeita e principais benefícios dessa bebida

Confira os nutrientes dessa bebida e seus acompanhamentos!

Os benefícios da gemada!

O creme de leite deixa a gemada ainda mais encorpada!

A gemada já dá indícios sobre seu preparo logo pelo nome! Feita com ingredientes simples e fáceis de encontrar como gemas de ovos, leite e açúcar, essa bebida é conhecida por sua versatilidade, já que é possível incrementá-la com diversos ingredientes como a noz-moscada, canela, creme de leite e pode até mesmo ser misturada à bebidas alcoólicas! É, mas as gemadas não são conhecidas só pelo sabor! Os benefícios que essa bebida traz à saúde também são um convite para incluí-la em nosso cardápio. Mas, a gemada pode ser consumida diariamente? Ela engorda? Quais são os benefícios? Para conhecer um pouco mais e aprender a preparar sua própria gemada em casa, dá uma olhadinha na nossa matéria!

Principais benefícios da gemada

  • Ideal para quem pratica exercícios físicos por conter substâncias que auxiliam no crescimento e fortalecimento de massa magra. Algumas dessas substâncias encontradas na gemada são o cálcio e o magnésio, que, quando somada a atividade física regular, pode facilitar o tão sonhado processo de hipertrofia.
  • Como falamos a cima, a gemada é uma verdadeira fonte de cálcio, mineral importantíssimo para o fortalecimento dos ossos e dentes.
  • Quando não adicionado bebidas alcoólicas, a gemada é considerada um verdadeiro “remédio natural” para o combate de gripes e resfriados. Nesse caso, é aconselhado consumir a gemada bem quentinha.
Gemada coberta com canela

A noz-moscada acentua ainda mais o sabor da gemada!

Afinal: gemada engorda ou não?

Mesmo com tantos benefícios, a gemada não é uma bebida que deve ser consumida todos os dias para quem busca uma boa forma física. Isso por que consumimos aproximadamente 224 calorias em apenas uma xícara!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O alto valor calórico tem muito a ver com alguns ingredientes acrescentados à bebida, que alteram a receita original como o uísque, conhaque, creme de leite, canela e noz-moscada. Mesmo sem todos esses complementos, a atenção a quantidade de açúcar mesmo na receita tradicional também é um problema e precisa ser administrado com cuidado! Para uma gemada menos calórica, que tal substituir o leite de vaca tradicional por uma versão menos calórica e, ao invés de açúcar, adoçá-la com mel ou adoçante? Fica tão saboroso quanto a versão com açúcar, pode apostar!

Mesmo com todos os cuidados, procure consumir a gemada apenas 2 vezes na semana para não se assustar ao subir na balança no final do mês, viu?

Preparando a gemada perfeita

A gemada tradicional pode ser preparada com ingredientes simples! Dá só uma olhadinha!

4 gemas de ovo

1 xícara de leite

½ xícara de açúcar refinado

1 xícara de creme de leite

E que tal acrescentar alguns ingredientes para acentuar o sabor?

¼ de colher (chá) de noz-moscada

¼ de colher (chá) de canela

¾ de xícara de uísque ou conhaque

 Modo de preparo:

Coloque as gemas e o açúcar em uma xícara, bata com um garfo até que fique cremoso e esbranquiçado.

Adicione a canela a gosto (em média 1 colher de chá rasa), continue batendo com o garfo até que fique bem homogêneo.

Adicione o leite quente aos poucos e continue mexendo até dissolver a mistura.

Beba bem quentinho!

A receita completa você encontra aqui!

Recomendadas
Pela Web