Como preparar frutas secas em casa

Prático, fácil, nutritivo e saboroso: vem conferir como é simples fazer frutas secas aí mesmo, no conforto do seu lar! E o melhor: no forno ou até no micro-ondas.

Aprenda como fazer frutas secas no forno do seu fogão ou micro-ondas.

Saudável e cheia de sabor: fazer frutas secas é mais fácil do que você imagina!

Nós do TudoGostoso já te contamos sobre os mais diversos benefícios que as frutas secas podem trazer para o seu dia a dia, indo desde a contribuição para uma alimentação balanceada até aquela ajudinha extra para o pleno funcionamento do intestino.

Mas você sabia que dá para você mesmo preparar as frutas secas? Isso aí! E o processo não é complicado. E por terem a conservação prolongada, já que são desidratadas, elas são ideais para se ter em casa na hora de um lanchinho saudável, ou até mesmo para levar em passeios.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Quer conferir o passo a passo de como desidratar uma fruta? Então vem conferir com a gente como você pode fazer uma fruta seca aí mesmo na sua casa, e desfrutar dos benefícios dessa maravilha cheia de sabor!

Frutas secas preparadas no forno

Faça uma boa limpeza nas frutas

Como em todo preparo de alimentos, a higienização é fundamental para fazer frutas secas. Escolha a fruta que você deseja desidratar e lave-a bem para tirar toda e qualquer impureza. Após isso, descasque-a, retire os machucados e sementes (se houver), e fatie a fruta em pedaços bem pequenos e finos (a uva não precisa, tendo em vista que encolherá durante a secagem).

Fatiar em pedaços finos contribui para que o tempo de desidratação seja menor; e cortar em pedaços uniformes permite que todos os pedaços sequem por igual – sem deixar que um se queime ou outro fique úmido.

Preparo de limão ajuda a manter a cor

Se você deseja manter um pouco da coloração das frutas, deixando um visual bonito e atraente, mergulhe os pedaços em uma solução de limão. Basta misturar 1 colher (sopa) de suco de limão a cada 1 xícara de água. Então, é só imergir as fatias por alguns minutos, escorrer e secar os pedaços.

Esse processo é recomendado principalmente para frutas como peras ou maçãs.

Como dispor as fatias na forma

Essa etapa é bem simples. Antes de colocar os pedaços finos na assadeira, é necessário forrá-la com papel manteiga. Em seguida, basta dispor os pedaços sobre o papel. Porém, fique atento para colocá-los separados, de forma que uma fatia não encoste na outra.

Hora de levar ao forno

Leve a assadeira ao forno em fogo baixo, porque a desidratação é um processo realmente lento, já que você não vai cozinhar os pedaços, mas sim, secá-los. Por isso, vale a pena ressaltar que essa etapa pode levar mais de 1 hora.

Então nada de aumentar a temperatura do forno para ver se o preparo anda mais rápido, viu?

Como saber a hora de retirar a assadeira do forno

Como já dissemos, o processo é lento. Você saberá que ela está pronta quando seu aspecto estiver de uma fruta desidratada, com uma consistência difícil de ser mastigada – mas nem mole, nem crocante. Se ela estiver assim, hora de tirar do forno!

Caso ainda estejam soltando água ou crocantes, deixe-as no forno por mais algum tempo – mas fique de olho para impedir que queimem, hein.

Guarde-as em recipientes bem fechados

Ao retirar do forno, coloque as fatias em um recipiente fechado, e em seguida, guarde na geladeira. Nossa dica é que você procure consumir essas maravilhas em até 2 semanas.

Manga desidratada é uma maravilha atraente e nutritiva.

Calma aí, não é nacho não! Essa é a manga desidratada, uma delícia cheia de sabor e nutrientes.

Frutas secas preparadas no micro-ondas

Repita os 3 primeiros passos do preparo ao forno

Faça a limpeza das frutas. higienizando-as bem. Em seguida, fatie-as em pedaços pequenos, finos e uniformes, e mergulhe na solução de limão, como explicado anteriormente.

Limpeza do micro-ondas e como dispor os pedaços

Nós já sabemos as maravilhas que esse eletrodoméstico pode fazer pelo nosso dia a dia! Mas toda essa praticidade acaba pedindo (e praticamente exigindo) uma limpeza adequada em razão da alta frequência de uso.

Por isso, limpe bem o micro-ondas – principalmente o prato -, e em seguida, disponha as fatias diretamente no prato do aparelho. Coloque os pedaços separadamente, de forma com que não se encostem.

Tempo necessário para desidratação

Agora, basta você ligar o modo de “descongelar” do seu micro-ondas, que dura aproximadamente 30 minutos. Como cada micro-ondas possui uma potência, acompanhe o processo e vá pausando algumas vezes para virar os pedaços. Dessa forma, você vai evitar que alguns pedaços continuem com água.

Para finalizar, armazene em recipientes bem fechados

Assim como no preparo utilizando o forno, basta guardá-los em caixas bem fechadas e armazená-lo na geladeira ou em um local fresco e seco, podendo consumir com muito sabor e nutrientes em até 2 semanas.

Recomendadas
Pela Web