Como incentivar os pequenos a comerem frutas

Confira algumas dicas bem simples, mas que farão a criançada gostar de frutas, garantindo uma alimentação colorida, divertida, gostosa e muito saudável!

Conheça algumas dicas que irão aproximar os pequenos das frutas.

Hmmm, que delícia! Conheça algumas dicas que podem deixar os pequenos interessados pelas frutas.

Sabe-se o quanto é importante educar o paladar dos pequenos desde cedo. Isso porque, além de se tratar de uma fase na qual fatores externos – como a alimentação – fazem toda diferença no desenvolvimento da criança, motivá-los desde cedo também contribui para que prefiram uma comida mais nutritiva (e sem virar a cara ou torcer o nariz!).

E quando se tratam das frutas, elas são os primeiros alimentos que os pequenos começam a ingerir após deixarem o leite materno. Além das suas cores vivas e atraentes, o açúcar natural proveniente das frutas passa a ser uma novidade para o paladar, deixando o prato ainda mais interessante e, consequentemente, super gostoso!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas é fundamental manter esse ritmo de encantamento pelas frutas, afinal, elas são uma ótima fonte de nutrição. Por isso, viemos trazer algumas dicas para que as crianças continuem se encantando com as frutas.

Conhecendo melhor

Ao mesmo tempo que os pequenos estão descobrindo o mundo ao seu redor, ele também são bastante curiosos quando se trata de coisas que possam mexer com seus sentidos, principalmente visão, olfato e paladar – quando se trata das comidas. Sendo assim, permita que as crianças conheçam diferentes frutas. Leve-as ao mercado ou feiras, mostre a diversidade de cores, sabores e texturas. Esse envolvimento fará com que elas se sintam mais próximas das frutas e, assim, mais vontade de comê-las.

Frutas ganhando uma “nova cara”

Às vezes, só a cor, aroma e textura podem não ser suficientes para que as crianças se sintam realmente atraída pelas frutas. Então que tal cortá-las em formatos diversos? Vale soltar a criatividade: ursinho, estrela, triângulo… Qualquer forma que torne a comida interessante aos olhos, e consequentemente, ao paladar.

Aposte na salada de frutas para uma sobremesa deliciosa e saudável.

Vai uma salada de frutas aí? Um mix de cores, texturas e sabores vão tornar as frutas ainda mais interessantes.

Uma boa apresentação faz toda diferença

Não se preocupe se os moldes de desenhos e bonecos na fruta exigir muito tempo e for complicado fazer. Você também pode tentar uma nova abordagem, dando um novo sentido às frutas. Que tal fazer um espetinho saudável? Ou então uma salada de frutas bem variada, gostosa e colorida? Simples e prática, as frutas em pedaços serão servidas em um contexto diferente, despertando a atenção da criançada.

Frutas exercendo um papel pra lá de especial no prato

As frutas combinam (e muito) quando adicionadas em tortas, bolos, sorvetes e picolés, deixando esses pratos com um gostinho único. Você vai perceber que, às vezes, se torna muito válido realizar essa combinação, pois acabará resultando em uma maior atração das crianças pelo prato.

Inclua frutas na lancheira das crianças a fim de tornar a hora do lanche um momento gostoso e nutritivo.

Monte uma lancheira deliciosa e saudável com a inclusão de frutas coloridas, saborosas e nutritivas.

Lancheiras caprichadas

Na hora de montar a lancheira dos pequenos, que tal passar a incluir frutas? Você pode até mesmo mandá-la junto com algum outro alimento, de forma que a fruta funcione como uma sobremesa. Afinal, bons hábitos se adquirem desde pequeno, e ingerir frutas desde já pode ir se tornando um hábito.

Nada como um bom exemplo

Os pequenos costumam se espelhar nos adultos, vendo neles uma grande fonte de inspiração. Por isso, que tal dar o exemplo? Você não apenas estará contribuindo para sua própria saúde, como estará incentivando as crianças a darem prioridade às frutas, vendo nelas um alimento bonito e gostoso, digno de estarem em seu prato.

Faça diferentes cortes nas frutas com formatos divertidos que atraiam a criançada.

Torne as frutas divertidas! Deixe que as crianças conheçam mais sobre os tipos de frutas, despertando o seu interesse.

Recomendadas
Pela Web