Como fazer conserva de pimenta

Como preparar sua conserva de pimentas em casa!

shutterstock_271714571

A compota é uma maneira tradicional de armazenar doces, geleias, frutas e, por que não, pimentas! A também chamada “conserva” possibilita a combinação de diversos temperos e condimentos durante o processo de fermentação produzido pelo vinagre, ingrediente indispensável para o preparo de uma conserva perfeita!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Isso por que a acidez do vinagre atua como uma espécie de “controle de validade”, impedindo a proliferação de fungos, mofos e bactérias, mantendo a validade da conserva, que pode chegar até 1 ano. Mas, não podemos deixar tudo por conta do vinagre, não! Para manter a conserva sempre fresquinha, lembre-se de guarda-la em um ambiente arejado, protegido do calor, da luz e, principalmente muito bem vedado!

Outro passo importante desse processo quase artesanal da preparação das conservas é a escolha do recipiente onde as pimentas serão armazenadas. Opte sempre por potes de vidro com tampas de rosca. Elas são as ideais por deixarem tudo bem vedado! Os recipientes de vidro também são super resistentes à acidez do vinagre, dá pra armazenar as pimentinhas sem preocupação!

Como já falamos, o vinagre, especialmente o branco, é o mais indicado para o preparo de conservas. O sabor acentuado e a acidez do vinagre ajuda a manter a coloração das pimentas intacta, assim como a ardência delas! E pode soltar a imaginação na hora do preparo das conservas, viu? Pode adicionar diferentes tipos de legumes, temperos, condimentos… Dá pra combinar com muitas coisas!

Pimenta em conserva

Os recipientes de vidro ajudam a manter a validade da conserva

 Como preparar conserva de pimenta em casa

Para começar, separe aproximadamente 400g de pimentas em um recipiente grande e esterilizado. Não precisa se prender a apenas um tipo de pimenta não, viu? O legal das conservas é a possibilidade da mistura entre diversos tipos de pimentas e temperos!

Em uma tigela separada, faça uma mistura entre 1 litro de água e 350 g de sal e em seguida despeje essa salmoura no recipiente com as pimentas, misturando tudo muito bem. Esse processo é essencial para o preparo da conserva, já que o sal ajuda a diminuir a umidade natural das pimentas, facilitando o processo de absorção do vinagre.

Feito o processo da salmoura, deixe as pimentas na mistura de 8 à 10 horas. Ah! Uma boa dica para que as pimentas não fiquem flutuando no recipiente, é colocar um prato ou tábua de madeira sobre elas. Isso garante que todas fiquem completamente submersas e recebam completamente o sal.

Passada as 10 horas, retire as pimentas do banho de sal e lave-as em água corrente e seque-as com um pano de prato limpo. Um escorredor de saladas ou de macarrão pode ser um aliado no processo de lavagem das pimentas, fica a dica!

Com um garfo ou palitos de dente, faça alguns furos nas pimentas para que o vinagre possa penetrar bem em sua estrutura! Algumas pessoas preferem cortar as pimentas em pequenos pedaços, o que pede um cuidado a mais, viu? Lembre-se de proteger os olhos nesse momento para evitar acidentes.

Depois de furá-las, coloque-as em uma panela com 600 ml de vinagre, 4 colheres (chá) de sal e 200 ml de água. Como já mencionamos, esse é o momento de viajar nos temperos e condimentos! Folhas de louro, sal, cominho e cravo-da-índia são as preferidas no processo de conserva, pode apostar! Legumes diversos também são bem vindos. Leve a panela ao fogo baixo e deixe por aproximadamente 5 minutos. Esse processo faz com que o vinagre penetre nas pimentas de forma mais “potente”!

Passados os 5 minutos, retire a panela do fogo e coloque as pimentas no recipiente de vidro escolhido, lembrando sempre de deixá-las aproximadamente 2cm abaixo da boca do pote. Complete o frasco com a mistura de vinagre da panela e espere alguns minutinhos antes de fechar o pote.

Após 6 semanas, a conserva estará pronta para ser consumida como quiser! Acompanhando carnes, saladas, legumes… Fica uma delícia! Ah! Lembre-se que, depois de aberta, é preciso guardar a conserva na geladeira, para que ela dure por até 1 ano!

 

 

Recomendadas
Pela Web