Como escolher a mandioca perfeita

Como escolher a mandioca e dicas de preparo para deixá-la macia e deliciosa

Aipim cru

Dicas e truques para escolher o melhor aipim e como prepará-lo!

A mandioca, aipim, macaxeira, maniva, maniveira, aipi, uaipi… Ufa! A mandioca é reconhecida em todos os cantos do mundo por diferentes nomes e diferentes preparos! E essa raiz não é conhecida apenas por sua extensa lista de nomes, mas também por seus inúmeros benefícios! Rica em carboidratos, a mandioca é uma verdadeira fonte de sais minerais e vitaminas do complexo B, já considero um dos principais alimentos básicos do mundo, presente no cardápio de milhares de famílias ao redor do mundo.

Viu? Não dá pra deixar a mandioca de fora da sua alimentação! Mas afinal… Como saber se a mandioca do supermercado está boa? E como podemos armazená-la? Nós do TudoGostoso preparamos uma lista com as principais dúvidas sobre esse vegetal tão importante para nossa saúde!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como escolher a mandioca perfeita?

Existem alguns truques e dicas para termos certeza de que a mandioca está em bom estado e pronta para ser preparada. Mas, muito além dos truques, existe um período do ano perfeito para comprar o melhor aipim: de maio até agosto. Nessa época do ano, é possível encontrar a mandioca mais fresca e de maior qualidade.

Para ter certeza de que está levando uma mandioca fresca para casa, quebre-a ao meio para se certificar de que o miolo está bem branquinho ou amarelo, dependendo do tipo. O miolo também precisa estar úmido e sem manchas. O mesmo funciona para a casca, que deve estar uniforme e sem manchas.

Um bom teste para ter certeza de que está tudo certinho é separar a casca do miolo com os dedos. Se ela se soltar com facilidade, quer dizer que seu aipim está perfeito para ser cozido com facilidade!

Como descascar e conservar a mandioca por mais tempo

Descascar o aipim com facilidade

Antes de descascar o aipim, é preciso deixá-lo bem limpinho, já que alguns podem vir com resíduos de terra e sujeira. Lave bem a casca do aipim em água corrente esfregando com as mãos ou uma esponja limpa.

Depois de limpo, é a hora de cortar. Se o pedaço do aipim for muito grande, corte-o em pedaços menores e, com uma faca bem afiada, faça um pequeno corte a partir do miolo (parte branca) passando pela camada rosa e a casca marrom. Agora, com a ajuda dos dedos, puxe a casca. Como já falamos, se o aipim estiver bem fresco, esse processo de retirada da casca será fácil!

Depois, lave novamente o aipim com água corrente para tirar qualquer impureza.

Conservar a mandioca por mais tempo

O indicado é comprar a quantidade exata de mandiocas que irá utilizar em uma receita ou a quantidade certa que irá consumir no dia. Mas, se você comprou uma quantidade maior e não vai preparar tudo no mesmo dia, depois de cortar, descascar e lavar a mandioca, coloque-a em vasilhas cobertas com água e deixe na geladeira até utilizá-las novamente. A mandioca pode ser armazenada assim por até 1 mês.

Como cozinhar a mandioca de maneira fácil

Existem diversas maneiras de preparar a mandioca, certo? E a hora do cozimento é um dos principais medos de quem se aventura a preparar esse vegetal tão incrível. Isso por que o aipim possui uma consistência firme e pode demorar muito tempo para amolecer completamente.

Aipim cozido

Aipim cozido com manteiga! Quem resite?

  1. A primeira dica para facilitar o processo de cozimento, é descascar toda a mandioca e deixá-la no congelador por 30 minutos. Depois do tempo marcado, coloque-a direto na água fervente e deixe cozinhar.
  2. Se a mandioca demorar mais tempo que o esperado para cozinhar, troque a água já quente e fervente por água gelada! Ligue o fogo novamente e espere a primeira fervura. A mandioca vai estar super macia!
  3. Se você quer agilizar o processo e não quer esperar tanto tempo, não salgue a mandioca na hora do cozimento! Ele pode ser o principal responsável pelo atraso. Deixe para salgar na hora do consumo!

Recomendadas
Pela Web