Como escolher frutas sem erro

Confira como escolher frutas perfeitas para o consumo!

Saiba como escolher as frutas mais maduras e saborosas

Para manter uma alimentação saudável, é imprescindível incluir frutas no nosso dia a dia, tanto que o recomendado é consumir 5 porções por dia. Por isso é importante sempre ter muitas frutas em casa. Mas na hora de ir ao supermercado você sabe como escolher a melhor fruta? A mais madura e mais saborosa? Ou você é daqueles que se perde e acaba escolhendo a primeira que vê pela frente? Se você tem dúvidas, fique tranquilo que o TudoGostoso vai te ensinar a escolher as melhores frutas para você levar pra casa. Aproveite!

Manga

A manga ideal para consumo tem aroma mais forte e adocicado. Pressione de leve a casca, ela deve estar macia, porém não muito mole. Também deve estar sempre lisinha e brilhante. Outra dica é que se a casca estiver com um líquido grudento significa que está passada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Abacate

O abacate deve estar com a casca também lisinha, sem partes ásperas ou moles. Aperte de leve o abacate perto do cabinho, ele deve estar macio, mas não mole de mais. O peso também é bastante importante, quanto mais pesado, mais polpa ele contém. Você também pode dar uma leve sacudida na fruta, se sentir que a semente está solta, é sinal de que o abacate está bom para ser consumido.

Maçã

Maçãs devem estar brilhantes e firmes. Sua casca não deve conter machucados, arranhões e muito menos partes moles. Na hora de escolher saiba que as maçãs vermelhas são mais doces que as verdes que por sua vez tem sabor mais ácido. Outra dica legal é que as maçãs mais arredondadas geralmente são mais saborosas que as compridas.

Tenha sempre muitas frutas em casa

Melancia

A parte mais clara é onde a melancia ficou em contato com o chão e onde amadureceu mais. Por isso, essa parte, quando colocada para baixo, deve estar mais pesada, pois melancias maduras possuem mais água. A casca também deve estar firme e bem lisinha. Outro indícios é que ao dar batidinhas na casca (um toc toc), ela deve soar como se estivesse oca por dentro.

Banana

Um primeiro indício de que uma banana está madura, são os pontos marrons que elas possuem. A casca deve estar bem amarela e com alguns desses pontos. Se estiver com muitos pontos marrons ou até pretos e soltando da penca, isso significa que está bem madura, mas pode ter passado do ponto. As bananas mais arredondadas são as mais maduras e as mais gordinhas costumam ser mais gostosas! E fique atento: as bananas amadurecem muito rápido, portanto, se você não pretende consumir logo, prefira cachos menores ou ainda verdes que irão amadurecer com o tempo.

Laranja

Diferente da banana, a laranja e as frutas cítricas não amadurecem fora do pé. Por isso é importante escolher bem a sua laranja! Para isso, prefira as frutas que estiverem com a casca mais lisa e brilhante, elas não podem estar com textura áspera nem opaca. A cor deve estar uniforme, sem machucados ou áreas mais escuras. E lembre-se: quanto mais pesada a laranja, mais suco ela terá.

Recomendadas
Pela Web