Como eliminar gases abdominais e a sensação de estufamento por meio da alimentação

Alguns alimentos também podem ser grandes aliados para reduzir os gases estomacais, e assim, garantir o bem estar – sem aquela sensação horrível de inchaço!

O gengibre é uma ótima opção para reduzir a formação de gases.

Inclua o gengibre no cardápio para reduzir a produção dos indesejados gases estomacais.

Feijoada, couve-flor, repolho, batata doce… São tantas delícias que amamos, mas que causam os indesejados gases intestinais. É justamente durante a digestão de certos tipos de alimentos, que, infelizmente, eles são produzidos. A sensação de estufamento acaba provocando o inchaço, e, consequentemente, o desconforto abdominal. E nada pior do que se sentir mal depois de uma bela refeição, não é mesmo?

É bom ficar atento para incluir no cardápio alimentos que otimizem a digestão e contribuam para a plena saúde da flora intestinal. Mas, antes de tudo, vale lembrar que os alimentos possuem muitos nutrientes e contribuem para uma alimentação saudável. Por isso, nada de eliminá-los (ou incluí-los) radicalmente, ok? Seu organismo precisa dos nutrientes e de equilíbrio para exercer suas funções. Na dúvida, vale sempre a pena procurar um nutricionista.Vem conferir como acabar com essa sensação de inchaço!

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Quais alimentos provocam gases

Também conhecido como “alimentos flatulentos”, são eles:

– Leguminosas: ou seja, feijão, soja, ervilha, lentilha, grão-de-bico

– Lactíneos: queijo e leite. Sendo assim, você pode dar preferência a leites sem lactose

– Verduras: brócolis, repolho, couve-flor, espinafre e couve

– Outros alimentos tais como ovo, cebola, batata, milho, alho, carnes, mariscos, bacalhau ou alimentos com altas quantidades de açúcar, que passam pela fermentação durante a digestão, resultando na formação de gases.

O feijão e o alho são alimentos flatulentos.

Feijão e alho são dois ingredientes super saborosos, porém favorecem a formação de gases.

Alimentos que ajudam a eliminar os gases

Xô desconforto! Anote aí quais alimentos podem te livrar dos gases.

– Chá de erva cidreira com funcho, ou camomila com erva doce

Tomate e aspargos

Gengibre: esse alimento termogênico possui componentes que combate a produção de gases, além de prevenir inflamações no sistema digestório.

Canela: esse ingrediente saboroso auxilia na digestão da gordura, provocando menos gases. Você pode ingeri-la tanto em chás como incluí-la em outros pratos.

– Água morna com limão: também utilizado como ótimo detox, essa mistura é poderosa, já que a acidez do limão contribui para facilitar a digestão, e, consequentemente, reduzir a formação de gases.

Abóbora: aliada do fluxo intestinal, ela otimiza e facilita a digestão dos alimentos, reduzindo a formação de gases e a sensação desagradável de inchaço.

– Abacaxi e mamão: auxiliam na digestão, ideais para se comer após as refeições.

Alguns hábitos que podem fazer a diferença

Comer muito rápido sem quase nem mastigar pode contribuir para a formação de gases, pois dificultam a realização da digestão. Isso porque a mastigar bem os alimentos facilita que o alimento seja digerido e absorvido pelo organismo, evitando, assim, a formação de gases.

E se você é daqueles que adora conversar enquanto está comendo, vale ficar sabendo que isso também pode contribuir para a produção dos gases. Isso ocorre porque, ao falar e engolir a comida ao mesmo tempo, o ar pode acabar indo junto e favorecendo a formação dos “indesejados”.

E, como sempre, invista sempre em alimentos com fibras e muita (muita!) água.

A canela facilita a digestão e reduz a formação de gases.

A canela pode ser uma aliada saborosa, facilitando a digestão e favorecendo a eliminação dos gases.

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