Como calcular calorias?

Adote esse hábito! Um simples cálculo das calorias pode fazer a diferença para manter uma vida mais saudável.

Multiplicar e somar: veja como um simples cálculo pode garantir o controle por uma alimentação saudável

Multiplicar e somar: veja como um simples cálculo pode garantir o controle por uma alimentação saudável!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Sabemos o quanto é complicado entrar numa dieta. Evitar isso, consumir mais aquilo, adicionar esse ingrediente, remover aquele… Todo detalhe passa a fazer a diferença na busca por uma alimentação saudável que deixe o nosso corpo e mente em ótimo estado.

Mas é aquela saga, não é mesmo? Como não cair na tentação de comer aquele docinho? Ou aquele salgado? Ou resistir a aquela receita que você viu no TudoGostoso que parece extremamente saborosa, enquanto seu estômago implora por ela, mas seu cérebro diz “foge enquanto há tempo”? Nesse momento, você tenta reunir todas as suas forças na água detox, sucos e receitas que você tem certeza que te deixarão firme no caminho da dieta.

Porém, viemos trazer boas notícias! Esse sofrimento pode acabar se você ficar atento a quantas calorias possuem as refeições que ingere. Isso mesmo! Você sabia que tem como calcular as calorias dos seus alimentos? E como nem tudo é o que parece, pode ser que aquele prato que você jurava ser calórico seja menos do que imaginava (ou o contrário).

Mas o que são calorias? Elas são uma unidade de calor, responsáveis por dar energia para que nosso organismo desenvolva suas atividades perfeitamente. Porém, o excesso dela pode ser prejudicial. Então, nada de abusar nos pratos calóricos, ok?

Aprendendo a calcular as calorias:

De olho no valor nutricional nas embalagens:

Para começar, toda embalagem possui obrigatoriamente uma tabela com todos os valores nutricionais. Nela, você ficará atenta aos valores que constam no carboidrato, na proteína e nas gorduras totais (elas também podem vir escritas como “lipídios”). São esses três valores que irão fazer parte do seu cálculo.

Multiplicando calorias

Não se desespere porque a conta é bem simples. Multiplique a quantidade de carboidrato por 4. Em seguida, multiplique o valor da proteína por 4 também. E, por último, multiplique a quantidade de gorduras totais por 9.

Agora, somando calorias!

Para finalizar, basta somente somar todos os resultados das três multiplicações que você fez anteriormente. E tcharam!! O resultado irá revelar quantas calorias aquele alimento possui. Prático, não? (Exemplo: quantidade de carboidratos x 4 + quantidade de proteína x 4 + quantidade de gorduras totais x 9 = valor calórico do alimento)

Para saber o valor total do prato, você precisará fazer essa conta para cada ingrediente utilizado, e, no final, somar todos os valores calóricos dos ingredientes utilizados.

Não custa nada lembrar que o segredo de tudo nessa vida é o equilíbrio. Uma dieta balanceada vai permitir que seu organismo não fique com carência de nutrientes. Além disso, saber esse cálculo é uma ótima forma de ter controle sobre o que você consome, e, assim, ir em busca de uma alimentação mais saudável.

Recomendadas
Pela Web