Como arrumar a mesa em jantares sofisticados

Em ocasiões especiais sempre é importante saber arrumar uma bela mesa e tornar o seu jantar mais sofisticado, por isso confira dicas de como organizar os talheres no seu jantar!

Vai organizar um jantar elaborado e sofisticado em casa? Confira nossas dicas para arrasar na disposição da mesa. Vai ser sucesso garantido!

Para deixar os jantares em casa bem sofisticados, nada melhor do que saber arrumar uma bela mesa. Uma das dicas primordiais para ser um sucesso, é a arrumação dos talheres. Confira as dicas essenciais de como arrumar os talheres, para você deixar o seu jantar ainda mais incrementado:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Colheres: A arrumação da mesa é sempre do maior para o menor. A colher de sopa, normalmente, só é posta na mesa se você servir sopa, já que, por ser maior, ela só é utilizada para esse tipo de prato. A colher de sobremesa é um pouco menor do que a de sopa e a de chá ou café são iguais.

Garfos: Os garfos maiores serão usados para o prato principal do seu jantar, enquanto os menores serão utilizados na sobremesa. Se um dos pratos da noite for salada ou peixe, existem garfos específicos para tais pratos: o garfo de peixe tem a as pontas mais grossas, comparada aos outros e o de salada possuem somente três dentes largos, para ajudar a saborear sua salada.

Facas: As de serras menores servem para a sobremesa; as que contém serras discretas servem para auxiliar a colocar os alimentos no garfo. Já os que contém a serra mais acentuada são essenciais para o corte de carnes, por exemplo. Como nos garfos, existe as facas especiais para peixe é uma das facas mais afiadas e pontudas para ajudar a retirar as espinhas.

Pratos: Devem estar de frente para os assentos e dispostos de acordo com o número de convidados. A dica é nunca colocar pratos fundos ou recipientes com alimentos líquidos quentes sobre a mesa. Em vez disso, utilize sempre um prato raso ou um sousplat (pronuncia-se “suplá” e é uma espécie de prato maior, geralmente decorado, que serve como aparador ou base).

Copos e taças: Se você estiver elaborando um jantar mais sofisticado, não utilize copos, apenas taças. Elas devem ficar alinhadas ao lado direito do prato e na ordem em que serão usadas: taça de vinho branco, taça de vinho tinto, taça de água e taça de champanhe. Quanto ao tamanho, a taça de vinho branco é, geralmente, menor do que a de vinho tinto e, por sua vez, a de água é maior que a de vinho tinto. Se não for servir todas as bebidas, deixe pelo menos duas taças posicionadas na mesa, uma para a água e outra para a bebida que for servir. Se for servir bebidas como sucos e refrigerante, utilize para isso a taça de água ou de de vinho.

Recomendadas
Pela Web