Como arrasar no preparo do crème anglaise — o famoso creme inglês

Creme inglês: venha ver como suas receitas podem ficar muito mais saborosas com esta receita que conta com apenas 4 ingredientes!

Utilize o creme inglês em doces, frutas e pães.

Incluir o creme inglês em sobremesas, pães e frutas pode ser uma opção irresistível!

Também conhecido como creme inglês, esta gostosura cremosa é uma das bases da confeitaria. E se você está achando que este creme é a mesma coisa que o crème pâtissière — o famoso creme de confeiteiro que o TudoGostoso te ensinou a preparar com excelência —, viemos te contar que eles podem ter alguns detalhes únicos.

Entre as diferenças que podemos notar estão a textura e os ingredientes. Enquanto o pâtissière conta com amido de milho (ou farinha de trigo) para deixar o creme bem grossinho e consistente, o anglaise dispensa o uso desses ingredientes, adquirindo uma consistência mais líquida, semelhante ao creme de leite.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
O creme inglês pode fazer parte da composição do sorvete, deixando-o irresistível!

O crème anglaise pode render um sorvete de dar água na boca: cremoso e cheio de sabor!

O melhor de tudo é que você precisa de apenas 4 ingredientes supersimples para fazer um crème anglaise fantástico. Sem mais delongas, vem ver como arrasar na cozinha com este “crème de la crème”!

Para o creme inglês, precisaremos de:

– 500 ml de leite integral

– 4 gemas (só as gemas, hein!)

– 75 g de açúcar

– 1 fava de baunilha (ou 1 colher de sobremesa de essência de baunilha)

Mexa bem, tomando cuidado para não cozinhar as gemas quando adicionar o leite fervido.

Só gemas: bastante cuidado para que as gemas não cozinhem e se transformem em um omeletão!

Passo a passo para um creme inglês de sucesso:

– Em uma panela, adicione o leite e a baunilha — para retirar as sementes do interior da fava, faça um corte ao comprido no centro dela e raspe todo o seu interior com o auxílio de uma faca, colocando as sementes e a casca junto ao leite, logo em seguida. Enquanto o leite ferve, vá para o próximo passo.

– Em um recipiente à parte, coloque as gemas e adicione o açúcar, mexendo bem com a ajuda de um fouet, até formar uma mistura homogênea.

– Assim que o leite ferver, desligue o fogo, tampe a panela e deixe o leite amornar por cerca de 10 minutos.

– Passado este tempo, você irá “temperar” as gemas: coloque metade do leite fervido em seu recipiente e mexa bem — afinal, ninguém quer que as gemas cozinhem e se transformem em um grande omelete.

– Em seguida, passe esta nova mistura para a panela em que está o restante do leite. Misture tudo e volte ao fogo baixo, mexendo sempre. Procure mexer bastante com uma colher de pau ou de silicone para garantir que o creme não talhe ou grude nas bordas e no fundo da panela.

– Para saber quando retirar do fogo, basta que ele atinja o ponto nappant. Você pode conferir isso com o auxílio da colher de pau (ou silicone): coloque a colher no creme, retire e passe o dedo no meio dela, deixando um rastro. Se esse caminho formado não se “fechar” ou escorrer, é sinal de que está no ponto certo.

– Prontinho! Você pode utilizá-lo assim que esfriar, adicionando-o em saborosos pratos e sobremesas, ou então guardá-lo na geladeira em um recipiente fechado. Bon appetit!

Sirva sagu acompanhado de um bom creme inglês.

Sagu com creme inglês: uma combinação saborosíssima e de sucesso!

Onde incluir o crème anglaise?

Ok, agora chega de conversa e vamos às comidas que te convencerão a fazer esta maravilha: o creme inglês pode fazer uma combinação saborosíssima com sagus, ser utilizado em mousses e sorvetes, ou até mesmo incrementando pães doces ou pratos com frutas, deixando-os ainda mais interessantes.

Fácil, não é mesmo? Depois conta pra gente em qual prato você incluiu este incrível creme!

Recomendadas
Pela Web