Como afiar facas de cozinha de maneira simples

Nada mais irritante que ter uma extensão de facas e nenhuma estar afiada o suficiente para cortar os alimentos. Confira nossas dicas para ter sempre facas bem amoladas!

Nada mais irritante que ter uma extensão de facas e nenhuma estar afiada o suficiente para cortar os alimentos. Confira nossas dicas para ter sempre facas bem amoladas!

A cena é comum: você está preparando aquele churrasco ou cortando legumes para seu ensopado e quando saca a faca, ela está cega e não corta nada. Sim, sabemos que é irritante! Para evitar essa situação complicada, separamos dicas para você mesmo amolar suas facas. Além disso, é extremamente importante, depois que elas forem afiadas, usa-las corretamente em uma tábua para corte adequada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

– Afiar a faca na pedra: Coloque a pedra em um recipiente com água, aproximadamente por 5 minutos. Note, que a pedra tem um lado poroso e liso, utilize o lado mais fino para afiar as facas. Pegue a faca e deslize por toda a pedra, aproximadamente em um ângulo de 30°.

– Afiar a faca no esmeril: passe óleo na lâmina do esmeril, ligue-o e segure a faca em um ângulo aproximadamente de 45°. Vá movendo a faca da base à ponta com bastante cuidado e repita esse processo até quatro vezes. Por fim, basta virar o lado e repetir todo o processo.

– Afiar a faca com chaira: Segure a chaira com a ponta para cima e vá deslizando a faca por toda a chaira, em um ângulo aproximadamente de 20°. Faça o movimento de fora pra dentro e repita o mesmo movimento nos dois lados da faca, repetindo o mesmo número de movimentos feito de cada lado.

– Afiar a faca com o afiador: Este é uma das maneiras mais simples de amolar sua faca: encaixe a faca no amolador e deslize em um movimento para frente e para trás.

Recomendadas
Pela Web