Comidas e bebidas com nomes de lugares: veja as curiosidades

Conheça as curiosidades sobre o bauru, a mostarda dijon, o cheddar, a champagne e o conhaque!

Em alguns lugares do Brasil e do mundo, a comida já começa pelo nome. Sejam entradas, pratos principais ou sobremesas, esses locais
ficaram famosos por suas comidas e bebidas típicas, ou vice-versa. Que tal descobrir um pouco mais sobre a relação entre esses lugares e suas famosas delícias? Pois preparem seus olhos e estômagos, pois aí vêm algumas boas histórias de dar água na boca e que vão te fazer viajar: confira comidas e bebidas com nomes de lugares!

Comidas e bebidas com nomes de lugares: bauru, dijon, cheddar, champagne e conhaque

Mostarda dijon

Mostarda dijon

Dijon

Com a onda gourmet, dos vídeos de receitas e programas de televisão sobre gastronomia no país, não demorou muito para a mostarda de Dijon cair na boca do povo brasileiro. O que poucos sabem é que o nome não diz respeito ao tipo ou marca do produto, mas sim que faz referência a uma cidade ao leste da França. Dijon, que fica na região de Côte-d’Or, começou a produzir a variação mais picante, porém refinada, da tradicional mostarda amarela no século XVIII. Hoje facilmente encontrada pelo Brasil e o mundo, a variação do molho acompanha muito bem carne vermelha, devido à sua acidez acentuada.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Bauru

Famosa pelo lanche que pôs Bauru na boca do Brasil, uma das hipóteses da origem do nome da cidade também está ligada à culinária:
em tupi, ybá-uru significa “cesta de frutas”. O lanche original, contudo, não surgiu no interior de São Paulo, mas na capital. Tudo começou quando o estudante de Direito Casimiro Pinto Neto, apelidado de Bauru por conta de seu local de origem, pediu o lanche pela primeira vez no restaurante Ponto Chic, no Largo do Paissandu, em São Paulo. Os amigos gostaram da combinação criada pelo rapaz e começaram a pedir também, tanto que o estabelecimento passou a incluir o sanduíche no cardápio. Ano passado foi o aniversário de 80 anos da criação do bauro. Durante todo esse tempo, a então novidade teve a chance de se espalhar pelo país, caindo no gosto popular nas mais variadas versões, inclusive voltando às raízes e fazendo fama na cidade que serviu de inspiração para seu nome. O tradicional Bauru leva queijo derretido em banho-maria, rosbife, tomate e pepino em conserva no pão fresco e crocante.

Queijo cheddar

Queijo cheddar

Cheddar

Localizada em Somerset, ao oeste da Inglaterra, a Vila Cheddar empresta seu nome a um dos queijos preferidos para acompanhar lanches no Brasil. O local, que já foi um importante centro do Império Romano na Antiguidade, hoje recebe turistas que buscam fugir da movimentada Londres e descansar em meio às colinas do interior. O queijo tipo cheddar legítimo é feito com leite de vaca cru, é levemente quebradiço, derrete facilmente na boca e é amarelo claro, muito diferente das variedades ultraprocessadas encontrada no mercado em geral. E a geografia nem é mais desculpa para não provar o verdadeiro cheddar: se antigamente o queijo original era produzido única e exclusivamente em terras inglesas, sendo o principal produto de comércio da região de Somerset, atualmente ele já pode ser produzido e encontrado pelo mundo.

comidas e bebidas com nomes de lugares

Conhaque

Cognac

A 465 km de Paris, no centro da França, a região de Cognac ficou mundialmente conhecida por ser o berço do surgimento do destilado de mesmo nome, feito a partir da fermentação do vinho. A economia de toda a região, localizada no Caminho de Santiago de Compostela, gira em torno desse produto. As rotas turísticas oferecem degustações, passeios a adegas e visitas a castelos onde podem ser compradas algumas das mais cobiçadas garrafas da bebida, como o Courvoisier, “o conhaque de Napoleão”. O conhaque ou brandy, como é conhecido o destilado produzido ao redor do mundo, pode ser obtido a partir da fermentação de outras frutas e é bastante consumido como digestivo, após as refeições.

E aí, se animou a comer, beber ou viajar? E por que não as três coisas de uma só vez? A cozinha é sempre uma viagem e nada te impede de trazer essas delícias pra dentro da sua casa e criar preparações maravilhosas. No TudoGostoso, tem inúmeras criações incríveis para você testar e se aventurar sem sair do aconchego do seu lar!

Veja também:

5 comidas típicas de Nova York para você fazer em casa

5 lugares para comer no Rio de Janeiro

Recomendadas
Pela Web