Comida saudável e mais barata: veja os alimentos da safra no verão

Quer comer bem e pagar menos? Priorize as frutas, verduras e legumes da estação e economize no verão com refeições nutritivas. Confira as nossas sugestões de receitas fit para montar o cardápio da sua casa

É fácil encontrar muitas frutas, verduras e legumes ao longo de todo o ano nas prateleiras dos mercados, graças à tecnologia, mas quem opta por alimentos da estação pode fazer uma boa economia. O preço tende a cair porque os produtos da safra estão disponíveis em maior quantidade. E a saúde agradece, já que esses alimentos costumam ter menos agrotóxico durante o cultivo.

Se quiser economizar ainda mais,  aposte em receitas de reaproveitamento.  Para quem não conhece, essa técnica sustentável aproveita todas as partes do alimento, como as cascas, folhas, talos e caroços. E, se tratando de verão, não esqueça de conservar bem os produtos para protegê-los do calor!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Melancia, maracujá e abacaxi estão entre as frutas da safra de Janeiro

Quais são as frutas do verão?

Em janeiro, fevereiro e março, as frutas da época são coco, banana, limão, abacaxi, melancia, maracujá, maçã, mamão, ameixa, figo, abacate, goiaba, acerola, pêssego e carambola.

Além de beber bastante água para não desidratar com o calor, uma boa dica para se manter hidratado nos dias mais quentes é consumir alimentos com uma alta quantidade de água, como a melancia, o mamão, o pepino e a abobrinha, por exemplo. Já pensou em fazer um suco com pepino e melancia? Fica delicioso!

Doce fit: use frutas da estação em receitas saudáveis

Não tem o hábito de comer a fruta pura? Aposte nessas receitas que selecionamos para você aproveitar as frutas da estação e matar a vontade de comer doce: bolo de coco low carb, picolé de salada de frutas , bolo de maçã fit e panqueca de banana. De dar água na boca, né?

Se a ideia é um estilo de vida saudável, a sugestão do TudoGostoso é evitar o uso de açúcar e adoçantes químicos nas receitas, dando preferência a adoçantes naturais, como o xilitol, eritritol e stevia.

Veja lista de legumes da safra no verão

Os legumes da estação nos meses de janeiro, fevereiro e março são milho-verde, pepino, quiabo, abobrinha, abóbora, pimentão, tomate e beterraba. Invista nos alimentos in natura para uma dieta saudável.

Low carb, a abobrinha rende receitas para todos os paladares

Queridinha das receitas low carb, a abobrinha em espaguete com frango é uma ótima opção de almoço. Já a trouxinha com queijo e peito de peru promete agradar a todos da família, as crianças vão adorar! Mas se você procura por receitas veganas, indicamos a abobrinha recheada.

Abóbora vai do acompanhamento ao prato principal

Ingrediente versátil, a abóbora pode entrar no cardápio como o acompanhamento ou prato principal. Opções clássicas como o legume assado com azeite e temperos e o purê de abóbora costumam fazer sucesso à mesa. Se quiser surpreender, aposte no quibe de abóbora ou no escondidinho com carne seca como prato principal.

E quais são as verduras da safra no verão?

As verduras da estação nos meses de janeiro, fevereiro e março são alface, couve, cebolinha, salsa, repolho, rúcula, acelga, escarola, alho-poró e coentro. Com poucas calorias, esses alimentos são ótimos para montar pratos saudáveis e com o frescor que a estação pede.

Couve é sucesso na salada, refogada ou no detox

Uma salada rápida com mix de folhas é perfeita para refrescar dias corridos, mas se você prefere um prato quente e fácil de fazer, aposte na couve refogada com ovo. A folha também é ótima para fortalecer o suco verde aos interessados por um detox.

Confira receitas deliciosas com repolho

O repolho também funciona bem como ingrediente cru, como na salada com maçã e cenoura, ou cozido, como essa receita de repolho refogado no alho. Quem quer inovar e curte fazer pratos mais elaborados, a dica é a trouxinha recheada com sardinha.

Viu como dá para aproveitar os alimentos da estação variando bastante as receitas? Aproveita o verão para ficar mais saudável!

Recomendadas
Pela Web