Chalotas: o que são e os benefícios para a saúde

Conhece as chalotas? Saiba mais sobre elas e os benefícios dessa hortaliça para a saúde!

O que são as chalotas

Chalotas: confira o que são e quais são os benefícios para a saúde

Chalotas: saiba mais sobre elas

“Chalota? O que é isso?” Viemos tirar essa dúvida, leitores! Também chamada de échalotes, as chalotas são hortaliças bem parecidas com as cebolas, de origem asiática e muito utilizadas na França. Elas são menores do que as cebolas e têm sabor parecido com o do alho, mas são mais adocicadas e suaves. No Brasil, o Nordeste é o maior produtor de chalotas. Essas hortaliças são mais caras do que a cebola e do que o alho, e podem substituir esses ingredientes nas preparações salgadas. Se quiser saber mais sobre cebola e alho, acesse as matérias: benefícios da cebola para a saúde, Diferenças entre as cebolas branca e roxa, Por que não devemos guardar a cebola na geladeira e Benefícios do alho para a saúde.

Benefícios das chalotas para a saúde

Essas “primas” da cebola são boas fontes de antioxidantes, que protegem nossas células contra os radicais livres. Os antioxidantes ajudam a prevenir doenças e combatem o envelhecimento precoce. A chalotas também têm minerais como potássio, cobre e ferro. Os dois últimos podem auxiliar no aumento da circulação sanguínea, levando mais oxigênio para as células e nos deixando mais dispostos e ativos. Além disso, elas são boas para a saúde do coração: são ricas em um composto que ajuda regular os níveis de colesterol no organismo. Mas os benefícios não param por aí, leitores! O consumo de chalota também pode ser eficaz para controlar a diabetes, pois essas hortaliças têm compostos que ajudam a regular os níveis de açúcar no sangue. Por conter certas vitaminas e minerais, as chalotas podem ajudar a reduzir os níveis de estresse e manter os hormônios em níveis adequados para a saúde. Elas têm ácido fólico, que ajuda a regular as reações hormonais do cérebro.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)
Saiba mais sobre as chalotas

As chalotas têm sabor mais suave do que as cebolas: saiba mais sobre elas.

Receita com chalota: risoto de gorgonzola

Agora que você já sabe do que se trata, vamos te ensinar a fazer uma receita com esse ingrediente. Anote aí o que vai precisar para fazer e modo de preparo do risoto de gorgonzola.

Ingredientes

400 g de arroz arbóreo ou carnaroli (se não achar, use o arroz de sua preferência, mas fique atento ao tempo de cozimento)
1 chalota
100 g de queijo gorgonzola
100 g de queijo parmesão
1 colher (sopa) de creme de leite ou manteiga
1 xícara de vinho branco seco

Modo de preparo

Fatie as chalotas finamente e refogue com um pouco de azeite.
Coloque o arroz, deixe por 5 minutos e depois coloque o vinho.
Espere o vinho evaporar, coloque o caldo de legumes e espere o arroz ficar al dente, ou seja, nem macio nem rígido.
Coloque o gorgonzola, o parmesão e a manteiga ou creme de leite.
E está pronto!

Recomendadas
Pela Web