Carne de porco: os principais cortes e preparos

Conheça as principais peças da carne de porco e como prepará-las!

shutterstock_461359036 (1)

Chispe, lombo, pá … Você conhece todos os cortes da carne de porco além das tradicionais encontradas na feijoada? A carne suína possui uma extensa variedade de cortes, assim como a carne bovina e é famosa por ser macia, versátil e com diversas opções de preparo!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Buscando também desmistificar a carne dos porquinhos, que foi sempre rotulada como gordurosa e inimiga da boa saúde, já é sabido que muitos cortes são menos gordurosos que a tradicional carne vermelha, possui menos sódio e é considerada uma excelente opção para quem busca uma alimentação regrada e saudável.

Quer conhecer os principais cortes dessa carne e maneiras para prepará-la? Então dá uma olhadinha na nossa lista!

Lombo

O lombo de porco é, sem dúvidas, a parte mais suculenta do animal. Isso por que ela não contém nenhum osso, apenas a carne pura e sem gorduras, localizada na parte de cima da espinha. Considerada uma carne nobre, é recomendado preparar a peça inteira ou, se preferir, parti-la em bifes, podendo ser assada, frita ou grelhada. Para te dar uma mãozinha na hora do preparo, separamos essa receita de lombo de porco assado ao vinho tinto. Fica maravilhoso!

shutterstock_161004485

O lombo é o pedaço mais suculento do porco!

 Costela

A costela é o corte mais popular do porco! Localizado a baixo da bisteca, ela possui uma camada de gordura e é preparada e servida com o próprio osso, que ajuda a preservar o sabor da carne. A costela pode ser preparada de diversas maneiras… Assada, frita, cozida… E o corte também pode variar! Ela pode ser preparada tanto com todas as tiras unidas ou cortada em pequenas partes acompanhando o formato do osso. Separamos a tradicional receita de costelinha ao molho barbecue para você preparar em casa! Dá só uma olhadinha aqui.

shutterstock_487390588

Costela de porco com barbecue é uma delícia!

Chispe

O chispe de porco é uma parte pouco explorada na culinária, composto pela parte inferior, posterior e anterior. Pouco utilizado como a estrela da refeição, geralmente o encontramos como acompanhamento… O que é um erro! O chispe, apesar de ser a peça mais barata do porco, é uma das mais saborosas!

Essa peça é localizada no membro anterior do porco, separado do chispe. Super macio e delicioso, esse corte fica perfeito quando preparado assado inteiro ou cortado em bifes e frito. Uma dica legal de acompanhamento para essa carne é a mostarda, que acentua o sabor natural da peça. Vale a pena preparar essa delícia!

shutterstock_389894602

A mostarda é um excelente acompanhamento para esse corte

 

Barriga

Também chamada de pancetta, esse corte possui bastante pele e gordura. Por isso, é preciso “limpá-lo” para chegar ao 50% pele, 50 % pele para manter o sabor da peça. Uma característica interessante desse corte e diferencial entre os outros é que ele não exala nenhum odor forte característica da carne de porco. Para deixá-la bem macia e suculenta, aposte em cozimentos demorados (que tal prepara-la na panela de pressão?). O arroz branquinho e massas em geral são excelentes acompanhamentos para essa carne, pode apostar! Para comprovar, separamos essa receita de barriga de porco assada com risoto de limão siciliano.

Ah! Uma dica importante para o preparo dessa carne é nunca servi-la mal passada, sempre ao ponto.

shutterstock_469471862

A barriga suína também é conhecida como pancetta!

Recomendadas
Pela Web