Carne de porco: mitos e verdades

Nós vamos mostrar mitos e verdades sobre esta carne deliciosa. Tire suas dúvidas!

carne de porco

A carne de porco pode trazer muitos benefícios à sua saúde

Você certamente já ouviu falar muito sobre a carne de proco por aí! Ela é muito gordurosa, engorda, pode transmitir doenças! Tudo isso já foi indagado sobre a pobre carne de porco. A verdade é que ainda há uma restrição em torno dessa carne e muitos mitos ainda são tidos como verdades! É por isso que o Tudogostoso está aqui, para descomplicar a sua vida e te mostrar o que é mito e o que é realmente verdade a respeito da carne de porco. Por isso, prepare um torresmo sem medo e vem tirar todas as suas dúvidas com a gente!

A carne de porco é muito calórica

Depende. Acredite, essa carne pode ser menos calórica que a carne bovina! Isso porque, dependendo do corte, ela pode, sim, conter menos quantidade de calorias e gorduras. As opções mais magras do porco são o lombo suíno e a bisteca suína. Porém, para partes como a costela e o toucinho, isso não se aplica, pois eles realmente são bem mais gordurosos. A taxa de calorias também depende muito da preparação da receita: grelhados e assados são sempre a melhor opção para obter alimentos com menos gordura.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Carne de porco pode transmitir doenças

Depende. Só se for mal higienizada e mal preparada, assim como qualquer outra carne. A preocupação maior era o risco de contaminação por parasitoses, o que já foi reduzido com a adoção de medidas sanitárias rígidas nos criadouros e certificação ministerial. Esse mito de que a carne de porco transmite mais doenças vem da forma como o porco era criado antigamente, solto e comendo restos de comida, mas a prática já foi reduzida há muito tempo. Em todo caso, se você quiser dar uma garantida extra, cozinhe sempre a sua carne entre 70° C e 90° C. Ah, e conheça sempre a procedência da carne que compra!

A carne de porco possui grande quantidade de proteínas.

A carne suína possui mais colesterol

Mito. Todas as carnes possuem uma certa quantidade de colesterol, que se distribui de maneira diferente de acordo com cada tipo de corte. Por exemplo, os cortes com mais gordura armazenam mais colesterol que os outros. Se você procura um corte suíno com pouca gordura e colesterol, o lombo suíno é a pedida certa para você!

Essa carne é de difícil digestão

Mito. A carne de porco tem o mesmo grau de dificuldade de digestão que as demais carnes. Varia de acordo com a quantidade de gordura e com os diferentes tipos de corte e preparo. Portanto, se a sua preocupação é a digestão, fique tranquilo!

Tirou suas dúvidas? Já está comprovado que a carne de porco é uma ótima fonte de proteínas e pode fazer muito bem à sua saúde! Então que tal preparar uma carne de porco para o almoço de amanhã?

Recomendadas
Pela Web