Benefícios dos alimentos com vitamina B12

Quer saber um pouco mais sobre essa vitamina tão importante para a nossa saúde? Veja dicas de alimentos com vitamina B12 e seus benefícios.

Quer saber um pouco mais sobre essa vitamina tão importante para a nossa saúde? Veja as nossas dicas de alimentos com vitamina B12 e seus benefícios.

Para ter uma alimentação mais saudável é fundamental o consumo diário de diversas vitaminas. A vitamina B12, por exemplo, é uma das mais importantes para o organismo, já que ela é responsável por nada menos que a formação de glóbulos vermelhos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Desta forma, essa vitamina do complexo B ajuda na prevenção e combate a anemia e na proteção do sistema nervoso. Ela é encontrada, em sua maioria, em alimentos de origem animal e a moderação é a palavra-chave, já que o excesso de vitamina B12 pode causar o aumento de linfócitos, provocando alterações no baço.

Confira as nossas dicas e saiba quais são os benefícios dessa importante vitamina e onde você pode encontrá-la.

Ovo – Esse alimento é rico em vitamina B12, principalmente em sua gema. O ovo também contém vitaminas A, E, K e D que ajudam a fortalecer o nosso organismo. Além de super nutritivo, ele aumenta a sensação de saciedade fazendo você comer menos.

Bife de fígado – O bife de fígado pode não ser o mais querido no prato das pessoas, mas ele é bastante nutritivo. Ele é um dos alimentos que tem maior concentração de vitamina B12. Que tal 

Iogurte – Uma boa opção para quem quer uma vida mais saudável é incluir o iogurte na dieta, mas prefira sempre os iogurtes com pouca gordura. Assim como o leite desnatado, ele é uma boa fonte de vitaminas e cálcio, para uma dieta bem equilibrada.

Soja – Apesar dessa vitamina ser mais facilmente encontrada em alimentos de origem animal, a soja também contém altas taxas de vitamina B12. Uma boa opção para os vegetarianos que precisam repor os níveis desta vitamina.

Caranguejo – Alguns frutos do mar são riquíssimos em vitaminas do complexo B. A carne de caranguejo está carregada de vitamina B12, assim como outros frutos do mar, por exemplo, mexilhões, sardinhas e ostras cozidas. Porém, para aproveitar melhor a vitamina, o caranguejo precisa ser cozido em calor seco.

Salmão – Muito recomendado para as grávidas que necessitam de uma quantidade um pouco maior dessa vitamina. Além de vitamina B12, o salmão contém altas taxas de ômega-3, que auxilia na manutenção dos níveis de colesterol.

Queijo – Nem todos os queijos possuem vitamina B12, mas há alguns tipos que podem ser incluídos na sua dieta. O queijo suíco, mussarela, parmesão, cottage e feta são alguns que possuem vitamina B12 e estão liberados.

Para tanto, é preciso saber a melhor forma de consumir e cozinhar esses alimentos para que a vitamina seja aproveitada da melhor maneira possível. Para manter a vitamina B12, a dica é cozinhar os alimentos no vapor e por pouco tempo. Outra dica é cozinhar com pouco água e reutilizar essa água para outros alimentos, pois ela pode reter alguns nutrientes dos alimentos utilizados.

Recomendadas
Pela Web