Benefícios das frutas secas

Pensou que as frutas secas apareciam apenas como petiscos ou toque agridoce nas ocasiões festivas de final de ano? Então vem ver o tanto de benefícios que elas podem trazer para o seu dia a dia!

Leu “frutas secas” e logo se lembrou da polêmica uva-passa? Então se acalme, querido cozinheiro! Viemos aqui para te mostrar o leque de oportunidades que esse tipo de fruta pode trazer para sua vida, ganhando sua simpatia e indo além das uvas-passas: damasco, ameixa, tâmara, goji berry, banana e maçã secas também estão entre as favoritas.

Se você não sabia, a gente te conta: as frutas secas podem trazer diversos benefícios para sua saúde – além de ter um visual bonito capaz de incrementar ainda mais sua mesa de natal #ficaadica. Essas frutas são conhecidas por passarem um processo de desidratação, retirando sua água e deixando todos os seus nutrientes concentrados, tornando-se um item muito bem vindo nos cardápios de quem quer entrar na dieta para entrar no novo ano esbanjando saúde!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

shutterstock_375546064

Mas o velho ditado nunca nos deixa: nada em excesso faz bem. Por serem concentradas, as frutas secas acabam ficando com um nível de açúcar mais alto que as frescas. Sendo assim, as frutas desidratadas podem se tornar sua grande aliada no dia a dia, desde que você consuma com moderação.

– Ela é toda boa

As frutas secas são maravilhosas por terem em sua composição vitaminas, minerais e fibras que auxiliam no funcionamento do seu organismo. A ameixa, por exemplo, é ótima para garantir disposição, ajudando a se livrar daquela moleza diária. Além disso, a função cicatrizante e o combate a osteoporose também não ficam de fora, sendo mais uma das qualidades da uva-passa. Visão e sistema imunológico também são beneficiados com a presença da vitamina A em frutas secas, tal como o damasco.

– Lanchinho poderoso

Sabe aquele momento que passamos todas as tardes “bateu aquela fominha e você quer beliscar alguma coisa só para distrair a fome”? Sabemos que, na maior parte das vezes, caímos na tentação de comer um docinho. Porém, as frutas secas são nutritivas, práticas e compactas, podendo leva-las aonde você quiser apenas dentro da bolsa ou da gaveta do seu escritório. Nada melhor que se sentir satisfeito depois de uma substituição saudável, não é mesmo?

– Companheira de longa data

As frutas secas, por passarem pelo processo de desidratação, acabam tendo o seu tempo de conservação prolongado. Além disso, elas são fáceis de serem encontradas nos mercados – diferentemente das frutas frescas -, podendo ser um ótimo item para sua lista de compras durante todo o ano. Mas fique atento hein: o fato delas durarem por mais tempo não anulam o seu prazo de validade. Então fique ligado e sempre confira a data do alimento para não correr o risco de comer algo estragado que irá te fazer mal.

– Seu intestino agradece

Rica em fibras, as frutas secas auxiliam no funcionamento do intestino, deixando você livre daquela sensação de inchaço e mal-estar. Além disso, frutas como a ameixa possuem uma função de laxante que auxiliam no combate a prisão de ventre e hemorróida; e a banana seca e uva passa, na prevenção de infecção renal.

– Projeto verão

Se você quer perder aqueles quilinhos indesejados, você pode apostar suas fichas nas frutas secas. Elas são aliadas na diminuição de calorias de forma saudável, pois são nutritivas e garantem a sensação de saciedade. Para deixar tudo ainda mais gostoso, essas frutas inclusive caem bem quando misturadas com iogurte, cereal, e até mesmo quando feito um mix delas – sempre maneirando na quantidade e garantindo um equilíbrio entre as porções, claro -, tornando-se uma opção versátil e saborosa para a sua saúde e seu dia a dia.

Recomendadas
Pela Web