Aspargo: vegetal é um grande aliado da saúde e do emagrecimento

Você é fã de aspargos? Se não é, é porque ainda não conhece esse vegetal delicioso e super benéfico à saúde! Vem ver!

Deliciosos e cheios de benefícios à saúde: confira o motivo da popularidade dos aspargos na culinária europeia

Deliciosos e cheios de benefícios à saúde: confira o motivo da popularidade dos aspargos na culinária europeia

Muito consumidos na França, os aspargos, ou “asparagus officinalis” são vegetais da família dos lírios. Pouco calóricos mas com alto valor nutricional, eles merecem destaque na dieta, já que também são cheios de fibras, vitaminas e betacaroteno.

Confira os benefícios que esse vegetal muito comum na primavera europeia pode trazer à sua saúde e mais alguns detalhes sobre como escolhê-lo e consumi-lo!

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Alto poder anti-inflamatório e antioxidante

Ricos em saponinas e os flavonóides, os aspargos combatem uma série de doenças pulmonares e artrites. Por conterem vários agentes antioxidantes, esses vegetais também retardam o envelhecimento das células, combatendo os radicais livres.

Melhora a digestão e age como um poderoso diurético

Os aspargos são responsáveis por liberar a água do corpo e, com elas, jogarem fora também as toxinas. A sensação de inchaço comum durante a tensão pré-menstrual também é minimizada graças à presença do aminoácido asparagina, presente nos aspargos. A grande concentração de fibras saudáveis desse vegetal também mantém uma quantidade pequena de açúcar no sangue, além de prevenir a famosa “prisão de ventre”.

Os aspargos são ricos em antioxidantes, betacaroteno e vitaminas. Invista nessa delícia!

Os aspargos são ricos em antioxidantes, betacaroteno e vitaminas. Invista nessa delícia!

Auxilia o ganho de massa muscular e hipertrofia

Um aminoácido não essencial muito utilizado pelo cérebro para a construção de músculos está presente nos aspargos: a glutamina. Ela é rica em propriedades anti-inflamatórias e ainda ajuda a diminuir o desejo incontrolável de comer doces.

Rico em vitamina C e vitamina K

Por serem ricos em vitamina C, os aspargos colaboram para um sistema imunológico saudável e ainda evitam doenças oftalmológicas. Já a vitamina K é responsável por regular o cálcio no organismo, evitando uma série de doenças cardiovasculares.

Dicas para a hora de escolher os aspargos

Prefira sempre os aspargos que estiverem bem firmes. As pétalas da parte superior devem ser viçosas, firmes e de aparência opaca. Os mais finos cozinham mais rápido, já os mais grossos são crocantes por fora e mais suculentos por dentro.

Antes do preparo, quebre sempre a base do aspargo, que é dura, amadeirada e não é muito saborosa ao ser cozida. A maneira mais fácil de saber o quanto tirar é segurando o aspargo com as duas mãos e dobrando gentilmente até sentir o ponto em que ele começa a ceder.

Muito versátil, pode ser um curinga em diversos preparos culinários

 

Você pode inserir os aspargos em saladas frias, cozinhá-los ao vapor, inclui-los em sopas e até servi-los como aperitivos. Se preferir em saladas, evite cozinhá-los demais. Após ferver água o suficiente para cobri-los, adicione os aspargos e afervente apenas por 5 minutos. Eles ficam deliciosos se temperados com limão e sal, além de mergulhados temperos diversos, inclusive em molhos agridoces.

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