Aprenda a dessalgar carne de sol em casa de maneira simples

Aprenda a dessalgar carne de sol em casa sem mistérios!

Carne de sol

Dessalgar carne de sol em dois passos simples!

Se você é um grande fã de carnes assim como nós do TudoGostoso, com certeza já ouviu falar ou já experimentou a famosa carne de sol, bem salgadinha! Típica do nordeste, a carne de sol é uma maneira específica dessa região do Brasil de consumir e preparar carne bovina. E esse preparo ganhou esse nome por um motivo bem específico, viu? O método de salgar a carne para conservá-la não é novidade, certo? Essa técnica é utilizada há milhares de anos, passada de geração em geração e é utilizada até hoje para o preparo dessa carne que recebeu este nome porque, além de ser salgada, a peça ainda é lavada e colocada para secar no “sol”, ou seja, ao ar livre.

Pois é, muito mais que salgar a carne para conservá-la, ela passa também por um processo de desidratação que precisa ser feito exatamente desta maneira: em um ambiente bem seco! E o sol é a melhor opção para acelerar esse processo, certo? Pois é, e, mesmo sendo superimportante, o sal presente na carne pode acabar estragando uma receita completa. O processo de dessalgar é essencial para manter o sabor do sal na medida certa, e nós do TudoGostoso vamos te ensinar o passo a passo dessa técnica, para você fazer em casa!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Dessalgando a carne de sol em poucos passos!

Primeira opção

A primeira opção é bem simples, porém, exigem um tempo maior de preparo e deve ser feito pelo menos 1 dia antes do consumo da carne.

Antes de tudo, lave a peça de carne em água corrente por alguns minutos. Se a peça não estiver cortada e você não quiser cortá-la toda, divida a carne em pelo menos três pedaços grandes e comece a lavar bem.

Agora, coloque as tiras em uma bacia, cubra a carne com água e leve à geladeira.

Troque a água da bacia três vezes, a cada quatro horas. Se quiser acelerar o processo, corte a carne em pedaços bem menores e troque a água apenas duas vezes.

Carne de sol desfiada

A carne de sol pode ser consumida em pedaços, servida com aipim frito ou pode ser desfiada para o preparo de recheios e diversas receitas!

Segunda opção

Esse processo de dessalgar a carne é o mais curioso de todos! Isso por que vamos dessalgar a carne utilizando o próprio sal! Engraçado, né? Mas dá supercerto!

Antes de tudo, procure saber quantos quilos de carne exatamente você irá dessalgar. Essa etapa é superimportante, já que é preciso medir a quantidade de sal de acordo com os quilos da carne.

Agora, corte a carne em pequenos pedaços e lave bem com água corrente.

Coloque os pedaços de carne em uma panela bem funda, e para cada 1 kg de carne, coloque 3 colheres (sopa) de sal.

Leve a panela ao fogo.

Quando a água começar a ferver, repare se a espuma da água está branca. Se estiver, misture bem a água com a ajuda de uma colher por 2 minutos, apague o fogo e espere 1 minuto.

Agora, lave a carne novamente em água corrente e prove um pedacinho. Se ela continuar salgada, repita o processo.

Recomendadas
Pela Web