Alimentos e pratos que são a cara do outono

Outono com um cardápio super gostoso: vem conferir como deixar essa época deliciosa e nutritiva, com ótimos alimentos para esse tempinho fresco!

Invista na melancia para se manter hidratado no outono!

Melancia também é a cara do outono: rica em água, essa fruta é ótima para se manter hidratado.

O outono chegou para trazer a alegria de muita gente que já não sabia mais o que fazer para lidar com o calor escaldante! O clima ameno, com aquele friozinho na medida certa, faz com que já deixamos incluso os chocolates, queijos e vinhos no cardápio. Porém, viemos aqui te mostrar que o outono traz consigo uma diversidade deliciosa de alimentos, indo além desse clássico trio!

Como o TudoGostoso já te contou certa vez, alimentos da estação são os mais ricos em quantidade, e principalmente qualidade. Isso porque o clima (dentre diversos outros fatores) da época favorece sua produção, de forma que não seja necessário a adição de produtos químicos. Sendo assim, eles se tornam muito mais nutritivos – e saborosos.

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Quer saber como aproveitar o outono com um cardápio caprichado e delicioso (e evitando até mesmo de ganhar aqueles quilinhos)? Então vem conferir com a gente quais alimentos adotar para esse época maravilhosa do ano!

Abobrinha

Quer algo mais saboroso do que uma abobrinha refogada com alho, cebola e pimenta-do-reino? Podendo ser preparada de diversas formas, seja grelhada, recheada, suflê ou até mesmo em forma de caldo, dando aquela esquentadinha em meio ao frio do outono, a abobrinha é ótima por conter vitamina B1, minerais como cálcio, ferro e fósforo, além de fibras e poucas calorias – um alimento maravilhoso para comer bem sem peso na consciência, mas com moderação.

Banana

Versátil por combinar tanto em pratos doces quanto salgados, prático por ter um preparo simples e rápido, e saudável por conter vários nutrientes que espantam até mesmo desconfortos musculares (xô, câimbra!), a banana é a carinha do outono. A fruta contém potássio e é ótima para prevenir doenças cardíacas, também é recomendada para evitar gastrite e azia, e além de conter fibras – nutriente poderoso para uma ótima digestão.

Laranja e limão

Engana-se quem pensa que laranja e limão são exclusivas do verão! Essas frutas também merecem um destaque especial no outono. Isso porque ambas possuem vitamina C, ação anti-inflamatória e antioxidantes que combatem radicais livres e protegem as células, evitando a formação de células cancerígenas, e inclusive auxiliando na produção de colágeno, contribuindo uma pele bonita e saudável. Além disso, são ótimas para reforçar o sistema imunológico e evitar aquele resfriado desagradável, muitas vezes causado pela mudança de temperatura.

Espinafre

Vai uma saladinha aí? Verduras também caem super bem no outono em saborosas saladas. Sendo um prato cheio de nutrientes, o espinafre é uma fonte riquíssima de ferro, se tornando uma boa opção para quem quer ganhar aquela dose extra de energia, e assim, muita disposição! Afinal, outono não é só para ficar debaixo das cobertas. Abuse da criatividade e invista em deliciosos pratos que deixam o espinafre irresistível.

Aposte em alimentos do outono para se manter saudável, tal como espinafre, limão, kiwi e banana.

Espinafre, banana, limão e kiwi são uma ótima combinação para quem quer se manter saudável no outono.

Melancia

Não é só a Magali que vai ser apaixonada por melancia no outono! Essa fruta traz consigo muitos benefícios, principalmente no quesito hidratação – devido a grande quantidade de água que a compõe. Além disso, ela é uma boa aliada para otimizar o funcionamento do metabolismo, e, por consequência, ajudando a perder os indesejados quilinhos. Vitaminas do complexo B e sais minerais como cálcio, ferro, potássio e fósforo tornam essa fruta ainda mais interessante!

Berinjela

Que tal adotar a berinjela para o seu cardápio de outono? Rica em nutrientes, ela possui as vitaminas C, B1 e B2, proteínas, minerais como ferro, cálcio e magnésio. Suas super qualidades estão presentes no fato de ser uma fonte de fibras, levando a sensação de saciedade e bom funcionamento do intestino, além de ter baixas calorias e ser ótima para controlar o colesterol. Por isso, aposte em deliciosos pratos feitos com berinjela – tais como enroladinhos, recheados, dentre outras combinações.

Repolho

O repolho é uma boa opção para o outono por conter baixas calorias e garantir sensação de saciedade. Ou seja, em poucas porções você já pode se sentir satisfeito. Além disso, a presença de fibras também contribuem para o bom processo digestivo, colaborando para a perda de peso. Fonte de vitaminas A e C, o repolho também possui função cicatrizante e antioxidantes que ajudam a diminuir riscos de câncer.

Inclua a banana tanto nas sobremesas quanto em saborosas refeições.

Bananas são nutritivas e saborosas, caindo bem tanto em pratos doces quanto salgados!

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