Alimentos anti-stress: quais são?

Tudo na paz: conheça os alimentos que podem aliviar o estresse, mandando para longe os sintomas da correria diária e fazendo com que você tenha uma semana cheia de disposição, tranquilidade e até mesmo produtividade.

Laranja e abacate, juntos ou isolados, podem ser ótimos para amenizar os feitos do estresse.

A laranja e o abacate podem formar uma bela e saborosa dupla quando o assunto for derrotar o estresse!

A correria do dia a dia pode exigir muito de nós na maioria das vezes, não é mesmo? Dando a impressão de ter tantas coisas para fazer em tão pouco tempo, acabamos abrindo mão de algumas coisas por soluções mais rápidas – mas que nem sempre são saudáveis. A má alimentação e os maus hábitos acabam prejudicando nosso organismo, afetando nossa saúde e inclusive nosso emocional.

E pode ter certeza: o aspecto psicológico é para ser levado a sério, sim senhor! O corre corre pode levar a sintomas como o estresse e, convenhamos, isso só piora as coisas.  Além de prejudicar a produtividade, fazendo com que toda correria não valha a pena, ele é capaz de afetar o bem-estar e, em casos mais sérios, com dor cabeça, queda de cabelo, e podendo levar também ao aumento da pressão arterial.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Por isso, estresse aqui não tem vez! Separamos alguns alimentos que vão servir como fortes aliados no combate ao estresse, e que irão ajudar a fazer com que sua semana seja de muita disposição e de bem com a vida. Dá uma olhada nessa listinha e separe já esses alimentos para curtir um dia de tranquilidade e calmaria.

Maracujá

Quando se fala de alimentos que acalmam, provavelmente o maracujá é o primeiro que vem à mente. Dessa fruta, as folhas também são cheias de benefícios que ajudam a relaxar e a evitar os sintomas do estresse. Por isso, investir em chás de folha de maracujá é uma maravilha, podendo, inclusive, garantir uma noite de sono boa e tranquila.

Alface

O alface vai deixar seu prato visualmente atraente, mas sua missão vai ser principalmente a de deixar o seu organismo disposto e cheio de energia, mandando para longe o famigerado estresse. Talvez muitas pessoas não saibam, mas o alface atua como um “calmante natural”. Fonte de vitamina B, ele vai ser uma boa fonte para otimizar o sistema nervoso.

Laranja

A laranja só nos apresenta motivos para ama-la mais e mais. A vitamina C permite uma maior resistência do sistema imunológico, afastando gripes e, por consequência, deixando uma sensação de vigor e disposição. Vale lembrar que a fruta também possui vitaminas do complexo B. Convenhamos, vai ser fácil fácil incluir a laranja no seu dia a dia!

As folhas de maracujá são ótimas para relaxar, evitar estresse e conter a ansiedade.

Os maracujás, e principalmente suas folhas, são ótimos para relaxar, e inclusive para garantir uma boa noite de sono.

Frutos do mar

Por serem fontes riquíssimas de zinco e selênio, sintomas como ansiedade podem ser amenizados e controlados de uma forma saborosa – afinal, como resistir a um bom e gostoso prato feito com peixes ou frutos do mar em geral? O ômega-3, presente no salmão, também é um poderoso aliado ao ajudar a controlar os níveis do hormônio do estresse no organismo.

Alimentos ricos em serotonina

Os alimentos podem trazer felicidade, e podemos achá-la principalmente nos alimentos que contém triptofano, responsável por produzir serotonina no organismo: o hormônio da felicidade! O TudoGostoso já te contou mais sobre quais são esses alimentos sensacionais (tem até chocolate amargo no meio, banana, abacate). Afinal, ninguém é triste com um cardápio maravilhoso desses né? Bem estar e tranquilidade garantidos.

Oleaginosas

Para fechar com excelência a nossa seleção de alimentos anti-estresse: cheia de benefícios, as oleaginosas como castanhas, nozes ou amêndoas, são ótimas para aliviar os sintomas do estresse. Se por um lado elas são ótimas para controlar o nível de colesterol, por outro as oleaginosas também exigem cautela na hora do consumo, devido ao seu alto valor calórico. Mas nada que uma boa moderação não resolva!

Aposte na castanha - mas com moderação - para se livrar dos sintomas do estresse!

As castanhas do pará são poderosas para amenizar o estresse, além de contribuir para regular o colesterol.

Recomendadas
Pela Web