Alimentação sem glúten e sem lactose: saiba mais

Sem glúten e lactose: saiba mais sobre esses componentes dos alimentos!

No último post que escrevi aqui no blog do TudoGostoso, falei das diferenças básicas entre a dieta vegetariana e vegana. No texto de hoje, saiba mais sobre outros tipos de restrições alimentares, essas normalmente causadas por intolerância ou alergia a determinada substância. Atualmente, devido à busca por uma alimentação mais leve e saudável, essas dietas andam recebendo muitos simpatizantes. Lembre-se sempre: é importante procurar um nutricionista caso queira alterar a sua alimentação, ok? Agora, que tal tirar algumas dúvidas sobre as dietas sem glúten e sem lactose? Confira a seguir!

Pão de farinha de arroz: opção sem glúten

É possível fazer pão sem glúten utilizando a farinha de arroz, por exemplo.

Sem glúten

A intolerância ao glúten é causada pela dificuldade do organismo em digerir essa proteína, encontrada no trigo, centeio e cevada. Os alimentos rapidamente associados ao glúten são aqueles que contém farinha de trigo, como pão, macarrão, bolachas. Para os intolerantes, é fundamental fazer uma pesquisa mais intensa, pois o glúten é encontrado nos mais diversos alimentos industrializados.
Para os intolerantes ou alérgicos (celíacos), as opções vêm crescendo no mercado, ainda que esses produtos sejam um pouco caros. Para quem quer apenas se aventurar nesse universo sem glúten em casa, há boas opções de substituições em receitas tradicionais. As farinhas de arroz e a de aveia, por exemplo, não contêm glúten e podem entrar no lugar da farinha de trigo em algumas preparações. Basta pesquisar a proporção das substituições e fazer o teste! Devido à grande procura por essa dieta, você encontra muitas versões de receitas tradicionais, mas feitas sem glúten, no site de receitas TudoGostoso, que tem uma área apenas com receitas sem glúten dentro da aba Alimentação Saudável, que conta com receitas como o pão sem glúten e pãozinho de amaranto sem glúten.

Há produtos sem lactose disponíveis no mercado: opções para os intolerantes.

Sem lactose

Assim como os produtos sem glúten, os alimentos sem lactose também vêm sendo bastante procurados pelas pessoas, sejam elas alérgicas ou não ao açúcar do leite. A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir o açúcar do leite, causada pela deficiência do organismo em produzir a enzima lactase. A lactase é responsável por decompor a lactose, para que essa seja absorvida corretamente pelo nosso organismo. O açúcar chega inalterado ao intestino grosso, acumulando-se e fermentando, o que causa gases, retenção de água pelo corpo, diarreias e cólicas.
Muitas marcas industrializadas de leite e seus derivados já possuem as versões sem lactose, ideal para quem precisa mudar a dieta por motivo de restrição alimentar e simplesmente não se acostuma com a ideia de ficar sem eles. Os que precisam ou aqueles que apenas gostam de experimentar essas novidades ficarão animados, pois a maioria dos produtos não deixam em nada a desejar em termos de sabor. Vale lembrar aos alérgicos para que fiquem sempre atentos aos traços de leite que podem ser encontrados nos mais diversos produtos: leia atentamente os rótulos! No TudoGostoso você também encontra receitas sem lactose, na aba Alimentação Saudável, como tortinhas de chocolate veganas e bolo de banana de liquidificador sem glúten e sem lactose.

Recomendadas
Pela Web