Akara: o documentário que escancara a importância da nossa cultura e culinária

Quer conhecer um pouco mais do nosso Brasil e o que milhares de pessoas passam para defender sua cultura e culinária? Então corre para assistir esse documentário do Prime Vídeo!

Imagina que depois de muitos anos preparando uma receita, tradicional e muito importante para você, alguém toma a criação e comercialização para si e fala que melhorou esse processo, porque o que você fazia era errado. Além disso, espalha essa ideia, conta para todo mundo essa versão da história e, no final, você acaba perdendo o que construiu por puro preconceito. Imaginou? Não? Mas é exatamente isso que o documentário “Akara no fogo da intolerância” no Amazon Prime Vídeo aborda com maestria. Por isso, se você ficou curioso para saber qual foi a receita e quais os desdobramentos disso, vem com a gente!

Akara: o documentário que escancara a importância da nossa cultura e culinária

Akara: o documentário que escancara a importância da nossa cultura e culinária

Akara: o documentário que escancara a importância da nossa cultura e culinária

Que o Brasil é um país extremamente multicultural, todos nós já sabemos. E é com essa mistura incrível que conseguimos encontrar, tanto nas nossas danças, roupas, culinária e, principalmente, na religião uma grande cartela de cores, pessoas e tradições diferentes. E uma das vertentes mais importantes da nossa herança cultural é, definitivamente, nossa herança afro-brasileira. Aqui encontramos diversas receitas, musicas e religiões de matriz africana que permeiam nossa sociedade e o dia a dia de muitas pessoas. Umbanda, Candomblé, Jurema, Batuque e muitas outras religiões de matriz africana estão diretamente ligadas a um cardápio e uma gastronomia incrível e cheia de sabor. 

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Mas mesmo sendo extremamente importantes para nossa história, como sociedade e país, esses cultos e culturas seguem sendo desrespeitados e passam por provações quase que diariamente. E é sobre essa luta contra a intolerância religiosa que atinge essa parte da população, que o documentário do Amazon Prime Vídeo mostra e se une. São mais de 1 hora de relatos sobre como o acarajé, tradicionalmente uma receita afro-brasileira, está sofrendo adaptações severas com o intuito de desvinculá-la de suas origens religiosas. Um tema muito importante, que envolve não só religião e politica, mas tradição e culinária. Uma análise histórica que percorre os caminhos do Brasil antigo e do novo, mostrando diversas perspectivas e deixando mais que aparente o racismo ainda presente na sociedade brasileira.

Receitas do Brasil

E se você, assim como a gente, se interessa por tudo que nosso Brasil produz de cultura e culinária, além de ligar a TV e assistir essa obra incrível, você também pode correr para cozinha e preparar pratos com um gostinho nosso. Confira essa lista e escolha uma dessas receitas para acompanhar seu momento Prime vídeo:

Angu à baiana

Uma receita fácil, gostosa e supercremosa: perfeita para aqueles dias mais frios.

Carurú

Nada como um carurú tradicional, um preparo para mostrar que o quiabo pode deixar sua refeição ainda mais incrível!

Vatapá

Essa é a versão com camarão, mas você ainda pode dar uma incrementada com mais temperos.

Acarajé

O famoso acarajé: mais uma receita tradicional que temos que respeitar e nos orgulhar.

Abará

E por fim, mas não menos importante, o abará, um prato que se destaca nas religiões de matriz afro e que possui um sabor maravilhoso!

Não fique só nesse documentário

E se o assunto do documentário te deixou curioso e com vontade de assistir mais conteúdos gastronômicos e importantes, a gente te ajuda! No Prime Vídeo você encontra muitas outras séries, filmes e documentários, todos prontinhos para você sentar e ver com amigos e família! E se você não quer parar por aqui, se aventure por outros temas, no Amazon Prime Vídeo você encontra mais de 300 séries e 2 mil filmes – impossível enjoar assim! E além disso, os usuários novos ganham os primeiros 30 dias grátis para experimentar a plataforma – você não vai perder essa oportunidade de conhecer mais da nossa história, né?

Veja mais:

Receitas afro-brasileiras: veja essa lista maravilhosa e cheia de sabor

Conheça a história do famoso Mac and Cheese dos EUA

Recomendadas
Pela Web