Açúcar de coco: descubra as maravilhas desse ingrediente natural

Que tal substituir o açúcar refinado pelo açúcar de coco? Venha conhecer mais sobre essa alternativa saudável, que mantém seus nutrientes e adoça na medida certa.

Com alto valor nutritivo, vale a pena incluir açúcar de coco nas receitas.

Açúcar de coco é uma alternativa nutritiva para adoçar suas receitas!

Açúcar de coco: já ouviu falar? Ao contrário do que muitos pensam, essa maravilha não vem do coco em si. Ela é adquirida do néctar das flores da palma de coco, seguido por um processo de desidratação. Esta forma de adoçar é considerada uma das queridinhos de quem está em busca de uma alimentação mais saudável e que também deseja controlar a qualidade do açúcar consumido.

Caso você ainda não tenha experimentado, o açúcar de coco é dono de um sabor único e delicioso, remetendo a um leve gostinho queimado e toque de caramelo. Por não passar pelo processo de refinamento e adição de produtos, sua cor é mais escura, além de não ser tão doce quanto o refinado. Ou seja, nada de colocar açúcar descontroladamente para que fique mais doce, hein? Excessos são inimigos.

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Este tipo de açúcar oferece diversos benefícios que podem justificar sua substituição pelo açúcar refinado, tão utilizado no dia a dia. Ficou curioso para saber por que ele pode entrar no seu cardápio? Então vem conferir!

Antes de tudo, é válido ressaltar sobre as calorias

O açúcar de coco pode conquistar um espaço nas dietas de quem deseja emagrecer ou melhorar os hábitos alimentares, porém, é válido lembrar que ele é adotado pelas seguintes qualidades: o alto valor nutricional e o baixo índice glicêmico. No quesito calorias, o açúcar de coco possui a mesma quantidade que o açúcar refinado. Por isso, nada de exageros na hora de utilizar ele, hein?

Baixo índice glicêmico

O baixo índice glicêmico é considerado uma das principais qualidades do açúcar de coco. Esse fator impede que o organismo tenha picos de glicose e insulina. Para deixar tudo bem às claras, alimentos com índice glicêmico alto possuem uma grande quantidade de açúcar. O organismo, em resposta, faz com que o pâncreas produza uma grande quantidade de insulina para absorver a glicose – levando, assim, aos picos de glicose no sangue. Isso não é algo muito saudável, pois pode levar a doenças como diabetes e inclusive obesidade. Por isso, ele é um bom açúcar para quem quer prevenir estas doenças (mas, claro, se consumido com moderação).

Alto valor nutritivo

Diferentemente dos tipos de açúcar refinado, o açúcar de coco possui nutrientes que podem contribuir para uma alimentação saudável e equilibrada. Ele possui em sua composição vitaminas do complexo B (B1, B2, B3 e B6), além de ser fonte de minerais, tais como o potássio (muito importante para controlar a pressão arterial), magnésio, ferro e zinco.

O açúcar de coco, consumido com moderação, pode ser incluso no cardápio de quem faz dieta.

Saboroso, o açúcar de coco ainda pode ser um aliado no combate aos quilinhos indesejados.

Processo natural e sem perda de nutrientes

O açúcar de coco se destaca entre os demais por passar por um processo natural de produção, dispensando a adição de conservantes e produtos químicos. O açúcar branco refinado (comumente utilizado no dia a dia) passa por todo um processo para se tornar fino e claro, de forma com que, ao longo da produção, ele vá perdendo seus nutrientes, restando apenas as calorias. Já no caso do açúcar de coco, seu processo dispensa que ele seja refinado, mantendo seus nutrientes, e podendo até mesmo ser considerado um processo sustentável – pois é feito por meio da desidratação do extrato das flores da palma de coco.

Aliado para quem deseja perder peso

Pessoas que desejam emagrecer utilizam açúcar de coco por ele conter um baixo índice glicêmico. Isso porque, com o auxílio da fibra insulina, os carboidratos que são consumidos acabam sendo digeridos de forma lenta pelo organismo, evitando, assim, dois pontos: os picos de glicose e as chances de estocar gordura. Quando a glicose é absorvida pelo organismo rapidamente e em altas quantidades, ela não é aproveitada em forma de energia, e acaba se transformando nas indesejadas gordurinhas.

O açúcar de coco comparado ao refinado e o mascavo

Pelo que já falamos até agora, deu para perceber as vantagens de se utilizar o açúcar de coco no lugar do refinado, não é mesmo? Isso porque ele é mais nutritivo e é absorvido pelo organismo de forma mais lenta, devido ao baixo índice glicêmico. Porém, ele contém as mesmas calorias que o refinado, o que pede com que seja utilizado sem exageros. Quando comparado ao açúcar mascavo, este possui um índice glicêmico maior, de forma que o açúcar de coco seja mais aconselhável.

Onde incluir o açúcar de coco e qual a quantidade que posso utilizar?

Você pode incluir o açúcar de coco onde você comumente utilizava o açúcar refinado. Ou seja, sucos, shakes, chás, vitaminas, e até mesmo receitas de bolos e doces. Em relação à quantidade, primeiramente é bom lembrar que, em qualquer tipo de açúcar, o ideal é utilizar bem pouco, afinal, são doses extras de glicose nas refeições. Ao usar açúcar de coco, procure utilizar a mesma quantidade do açúcar refinado. Ou seja, substitua o açúcar, mas não aumente a proporção.

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