Acerola e pitanga: benefícios e receitas das frutas vermelhas nativas do Brasil

Tipicamente brasileiras: a pitanga e acerola podem trazer muitos benefícios e deixar seus pratos ainda mais saborosos, coloridos e saudáveis!

A acerola é uma das frutas vermelhas nativas do Brasil, donas de um sabor incrível!

Irresistíveis: as frutas vermelhas de origem brasileira vão te surpreender no sabor e nos benefícios!

As frutas vermelhas, além de serem belas, atrativas e extremamente saborosas, também podem fornecer muitos benefícios, como nós do TudoGostoso já te contamos. Isso porque elas possuem muitos nutrientes, permitindo que você tenha uma alimentação saudável e equilibrada.

Mas as famosas frutas vermelhas vão muito além do morango, da amora, da framboesa e de tantas outras que só encontramos lá fora: sabia que existem algumas delas que são cultivadas aqui mesmo, em terras brasileiras? A acerola e a pitanga são típicas do Brasil! Por isso, vem conferir os benefícios e receitas com essas delícias que dão ainda mais orgulho de morar nessa terra bonita (e saborosa) por natureza!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pitanga 

O próprio nome significa “vermelho”. De origem tupi, essa gostosa fruta não deixa dúvidas de que pertence ao grupo de frutas vermelhas. Mas você ainda pode encontrá-las na versão amarela e preta. Dona de um sabor único e agridoce, a pitanga remete a um azedinho doce – mas muito delicioso!

Além de ter um visual lindo (semelhante ao de uma pequena abóbora), ela é atrativa tanto por fora quanto por dentro: seu interior abriga diversos nutrientes! Rica em vitaminas C, A e do complexo B, além de ser uma ótima fonte de antioxidantes e minerais como cálcio, ferro e fósforo, a pitanga é uma boa opção para quem quer adquirir uma alimentação leve e saudável.

Aprecie a pitanga, seus benefícios e seu sabor único em deliciosas receitas.

Formatos semelhantes a pequenas abóboras: a pitanga é dona de um sabor delicioso e marcante!

Ajuda no processo de emagrecimento

A pitanga pode ser uma ótima aliada nas dietas, por conter baixas calorias. A presença de antioxidantes em sua composição favorecem a eliminação de toxinas e suas propriedades diuréticas contribuem para evitar a retenção de líquido, eliminando-o e ajudando a escapar daquela sensação desagradável de inchaço.

Auxilia na prevenção de doenças

Doenças cardiovasculares, osteoporose e câncer podem ser evitados com o consumo de pitanga. Isso porque a fruta conta com propriedades que controlam a pressão arterial, prevenindo problemas do coração; já a presença da vitamina A e do cálcio favorecem ossos mais fortes e saudáveis; e os antioxidantes e antocianinas ajudam a combater os radicais livres, protegendo as células e impedindo que sofram mutações – algo que as levaria a se tornarem células cancerígenas. Suas propriedades anti-inflamatórias também ajudam no combate à artrite.

Peles e cabelos bonitos e saudáveis

Como já vimos, o colágeno é um grande aliado na manutenção de uma pele bonita e saudável. Por conter vitamina A em sua composição, a pitanga acaba favorecendo a produção de colágeno. Sendo assim, ela ajuda a tratar a pele, o cabelo e as unhas, mantendo-os hidratados. Por isso, aposte em um cardápio saboroso com pitanga, evitando, assim, o aparecimento de rugas e o envelhecimento precoce.

Onde adicionar a pitanga?

Você pode incluir a pitanga em deliciosas batidassorvetes, mousses ou trufas. Outra opção de se deliciar com a pitanga é apostar na sua geleia, que irá cair muito bem em cafés da manhã, acompanhados de torradas ou biscoitos.

Invista também em saborosos molhos agridoces, como o molho de pitanga, dando um sabor diferente e incrível aos pratos.

Acerola

Dona de um sabor ácido mas levemente doce, a acerola é uma das frutas tropicais queridinhas da galera. Tendo um formato semelhante ao da cereja, ela possui um visual muito atraente por ter sua cor avermelhada e um interior amarelado. Assim como no caso da pitanga, você também pode encontrar a acerola na cor amarela.

A fruta conta com nutrientes como a vitamina A, C, B1, B2 e B3, e minerais como fósforo, ferro e cálcio. A presença de antioxidantes, tais como flavonoides e antocianinas, a torna uma fruta que ajuda a prevenir doenças do coração, e inclusive câncer. Vem conferir mais maravilhas que a acerola pode fazer por você!

Confira os benefícios que a acerola pode trazer para sua saúde.

Bonita por dentro e por fora: a acerola possui diversos benefícios, tal como reforçar a saúde da visão e aumentar a imunidade.

Olhos de águia: benéfica para uma boa visão

A acerola é uma grande amiga dos olhos! Isso porque ela é rica em vitamina A, nutriente capaz de garantir a saúde dos olhos e afastar as chances de doenças e problemas – tais como cegueiras e cataratas. Ela também é indicada para reforçar a visão no período da noite, reduzindo as chances da “cegueira noturna”.

Imunidade fortalecida

O outono chegou e ninguém quer passar por aquele resfriado inconveniente que surge devido a mudança de temperatura, não é mesmo? Por isso invista na acerola para reforçar seu sistema imunológico, mandando para longe as chances de gripe. Isso porque a fruta contém vitamina C e outras propriedades que facilitam a absorção de ferro pelo organismo – mineral importante para a imunidade.

Controle do açúcar no sangue

Graças aos antioxidantes presentes na acerola, a fruta pode ser uma grande aliada na redução de açúcar presente no sangue. Isso faz com que ela seja recomendada para prevenir diabetes.

Aliado contra o câncer de pulmão

Por ser uma fonte de antioxidantes, a acerola ajuda a diminuir os riscos de câncer de pulmão. Isso porque a função antioxidante ajuda a eliminar os radicais livres, impedindo o crescimento de células cancerígenas no pulmão, e evitando, assim, a formação de tumores. Quer dar mais saúde aos seus pulmões? Então aposte na acerola!

Onde adicionar a acerola?

Assim como o TudoGostoso já te mostrou, a acerola pode fazer uma variedade de pratos maravilhosos que vão muito além do saboroso suco de acerola.

Você também pode soltar a criatividade fazendo combinações com a acerola, tais como suco de acerola com laranja ou até mesmo uma mousse feita a partir dessa deliciosa dupla de frutas.

Recomendadas
Pela Web