7 passos para um churrasco perfeito

Antes de preparar seu churrasco, confira essas dicas!

Antes de preparar seu churrasco, fique atento a essas dicas!

O churrasco é um evento típico dos brasileiros! Um momento gostoso para sentar e comer com a família e amigos em um ambiente descontraído!
Mas, você conhece bem todas as etapas para preparar um bom churrasco? Tipos de carne, entradas, acompanhamentos, como acender sua churrasqueira… Separamos algumas dicas de ouro para você mandar bem do começo ao fim!
1 – Entrada 
Um bom churrasco depende de vários fatores importantes como o ponto da carne, acender a churrasqueira e potência do fogo. Por isso, pode demorar um pouquinho a ficar pronto. Que tal preparar uns petiscos de entrada para os convidados? Uma opção perfeita é o pão de alho! Ele fica pronto em minutos e vai muito bem com uma carne bem passada! Delícia!
2 – A quantidade ideal de carne
Quem nunca comprou carne demais para um churrasco que no final acabou sobrando? E se acabar comprando pouca e algum convidado ficar sem comer? A quantidade exata que deve ser comprada é uma etapa que parece ser complicada, mas não é! Para calcular direitinho e não fazer feio, sugerimos usar em média 500 gramas por pessoa se a carne for sem osso e se for uma carne com osso, 700 gramas por pessoa. Multiplicando pelo número de convidados, você já pode ter uma ideia aproximada de quanta carne comprar!
3 – A carne 
Muito mais importante que a quantidade é a qualidade! A escolha da carne é o principal passo do seu churrasco e deve ser feita com atenção. Lembre-se que as carnes com gordura são sempre melhores que as carnes mais magras. A gordura nas peças deixam a carne mais suculenta e macia! As carnes favoritas para churrasco são: Picanha, alcatra, maminha, fraldinha, contra filé, prime rib, t-bone e costela! Se sentir dificuldades, peça ajuda ao açougueiro! Ele pode te ajudar a levar a melhor carne do dia!
4 – Acendendo a churrasqueira 
Mexer com fogo é sempre a parte mais difícil do churrasco. O fogo não pode estar tão alto nem tão baixo, algumas vezes demora a acender e requer muita paciência. Mas calma! Temos várias dicas legais para você mandar bem! Primeiro: Nunca utilize produtos como gasolina ou querosene para acender sua churrasqueira! Além de perigoso, as toxinas podem passar para a carne e alterar o sabor! Utilize somente carvão e álcool para acender. Caso a labareda fique muito alta, jogue um pouco das cinzas sobre ela. O fogo vai abaixar na hora!
5 – Temperando a carne
Sempre fica em dúvida entre usar sal grosso ou tempero? Basta lembrar que o sal grosso potencializa o sabor da carne, enquanto o tempero acaba mascarando um pouco o sabor. Caso prefira utilizar o sal, lembre-se de colocá-lo na carne 5 minutos antes de levá-la ao fogo. Para garantir que o sal vai penetrar bem na carne, você pode colocá-la próxima a churrasqueira em um prato. O calor vai acelerar o processo e deixá-la bem temperada!
6 – Churrasco para vegetarianos
Seus amigos vegetarianos não vão ficar de fora do churrasco! Coloque alguns legumes como batata, cebola, abobrinha e pimentões no espeto com bastante azeite e sal grosso e coloque na churrasqueira! Até os amantes da carne vão ficar de olho nessa delícia!
7 – Acompanhamentos
Oque é um churrasco sem a tradicional farofa? Queijo coalho, maionese, vinagrete e até uma saladinha também vão muito bem com carnes! Tente prepará-los no mesmo dia do churrasco para que fiquem fresquinhos! Você pode encontrar essas e mais receitas de acompanhamentos na categoria saladas, molhos e acompanhamentos no nosso site!

Recomendadas
Pela Web