7 diferenças entre sódio e sal de cozinha – Tudo sobre o sódio

Você sabe a diferença entre o sódio e o sal? E a quantidade ideal de sal que devemos consumir durante o dia? Muitas pessoas se confundem um pouco e não sabem a diferença entre sal e sódio. Listamos 7 dicas sobre esses minerais que precisam estar em equilíbrio no nosso organismo!

Com um dia a dia corrido, muitas vezes não prestamos atenção devida a nossa alimentação. Saber como equilibrar o consumo de sal é essencial para uma vida muito mais saudável! Separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a cuidar mais da sua saúde moderando no consumo de sódio! Vamos a elas?

Com um dia a dia corrido, muitas vezes não prestamos a devida atenção à nossa alimentação. Saber como equilibrar o consumo de sal é essencial para uma vida muito mais saudável! Separamos algumas dicas simples que vão te ajudar a cuidar mais da sua saúde moderando o consumo de sódio! Vamos a elas?

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

O sódio é o vilão?
Calma, também não é assim! A verdade é que o consumo de sódio de maneira regulada é benéfico ao organismo, evitando, inclusive, uma série de doenças. Quando ingerido corretamente, o sódio é essencial a algumas funções básicas do organismo, como controlar o volume do sangue do corpo e o ritmo cardíaco. Porém, se consumido em excesso, ele pode aumentar os riscos de acidentes vasculares cerebrais, edemas e até mesmo perda de cálcio.

Devo eliminar o sal da minha alimentação?
Não! É importante consumirmos sal diariamente sim! A falta dele pode provocar alguns sintomas como apatia, fraqueza e até mesmo taquicardia. Lembre-se de consumi-lo de maneira equilibrada e que alguns alimentos já contem sal naturalmente. Os famosos alimentos congelados que nos salvam na correria do dia a dia também contém bastante sal! Então, cuidado para não consumir em excesso!

Atenção aos rótulos
O sistema de rotulagem brasileiro é um dos melhores do mundo, por isso, atenção aos rótulos antes de levar o produto. Atente-se a informações como a quantidade de sal e sódio em cada alimento. Tente considerar que alimentos como temperos em pó ou caldos serão diluidos para o preparo da comida. Por isso, a quantidade de sódio pode diminuir. Alimentos semi-prontos congelados, entretanto, como pizzas, lasanhas e salgados devem ser evitados, pois a quantidade de sódio contida neles é considerada bem alta.

Tire o saleiro da mesa
Salgar a comida antes e durante o consumo pode ser um hábito. Parece ser uma atitude simples, mas pode fazer uma grande diferença na quantidade de sal que vai consumir. Geralmente, consumimos de 4 a 6 gramas do mineral por dia, quando deveríamos consumir no máximo 2,4 g. Atenção dobrada!

Beba bastante água
Ande com uma garrafinha de água para ajudar e muito a controlar o nível de sódio no organismo. Além de te deixar super hidratado ao longo do dia, o consumo de água ajuda o organismo a reter menos sódio, o que, inclusive, diminui inchaços. Mas, atenção: evite água com gás. Ela contém mais sódio que a água mineral comum.

Substituições válidas
Temperar a comida com sal já virou um hábito, não é? Algumas alternativas para temperar os alimentos de maneira mais saudável é substituir o sal de cozinha por sal marinho, ervas frescas, cebola e alho. Que tal experimentar essa mistura que, além de saborosa, é bem mais saudável?

Recomendadas
Pela Web