7 dicas para manter sua cozinha limpa e organizada!

Receitas deliciosas, ingredientes fresquinhos, família reunida… Esses são alguns prazeres de quem ama cozinhar! Mas muito além do preparo dos pratos, manter a cozinha limpa é parte fundamental desse processo. Afinal, a cozinha é o lugar da casa que requer mais higiene, limpeza e organização, já que é lá que preparamos as principais refeições do dia! Separamos 7 dicas para manter sua cozinha limpa e organizada!

vai ficar fácil a hora de limpar sua cozinha

Separamos algumas dicas para transformar a limpeza da cozinha em algo rápido e prático!

Louça suja na pia, fogão engordurado, objetos espalhados… A limpeza da cozinha não precisa mais ser um martírio! Separamos 7 dicas valiosas para facilitar sua vida!

1 – Lave bem a pia 

Antes de começar a cozinhar, é fundamental que a pia esteja bem limpinha. Além de conseguir organizar melhor seu espaço para cozinhar, você também tem mais liberdade para cortar os alimentos sem medo de caírem na pia suja. Não se esqueça de sempre repetir esse processo de limpeza antes de começar a cozinhar. Outra dica importante é sempre acomodar a lixeira no chão, nunca em cima da pia. Ter uma lixeira na pia é o mesmo que cozinhar ao lado do lixo e pode trazer diversas contaminações.
2 – Limpeza dos utensílios de madeira
Utensílios de madeira como colheres e tábuas são grandes acumuladores de umidade e podem acabar proliferando muitas bactérias. Por isso, o ideal é não guarda-los na gaveta depois de lavados, e sim deixa-los secando ao ar livre até ficarem bem sequinhos. Uma boa dica para lavar bem a tábua de carne e não deixar nenhum resíduo é passar um pouquinho de sal e esfregar bem com um limão cortado ao meio. Se a sua tábua tiver muitas fissuras, é indicado trocar por outra. Essas fissuras feitas muitas vezes pelo corte das facas pode acumular bactérias e trazer malefícios à saúde!
 
3 – Utensílios de limpeza também precisam de atenção!
A esponja é um utensílio comum de limpeza na cozinha, mas pode ser um dos maiores reservatórios de bactérias por acumularem restos de comida e muita umidade. Uma dica valiosa para a limpeza da esponja e deixá-la de molho em um recipiente com água fervente de 2 a 5 minutos. Depois desse tempo, aperte-a bem até retirar toda a água e deixe secar. Pronto!
4 – Sujou, lavou e secou! 
Sim, depois do almoço bate aquela preguiça de lavar a louça. Ainda mais se você já preparou todo o almoço! Mesmo se os pratos e copos não forem lavados logo após o uso, tente retirar os excessos com água para facilitar a lavagem deles depois e não acumular tanta sujeira na pia.
5 – Lavando a louça
Comece a lavar objetos menores como potes, talheres, copos e xícaras. Além de serem mais rápidos e fáceis de lavar, vão liberando mais espaço na pia! Em seguida, passe para os pratos, panelas e travessas. Para finalizar, enxugue a pia com um rodinho simples, que além de retirar a água acumulada é bem mais prático que passar panos (já que estes podem reter umidade e armazenar bactérias).
6 – Lavando pesado! 
Para retirar o excesso de comida da panela, coloque um pouquinho de água e detergente e leve ao fogo até levantar fervura. Em seguida, despeje a água e comece a esfregar com uma bucha de aço. Pronto! A sujeira vai sair bem mais facilmente!
7 – Mantendo o cheiro da limpeza! 
Quem não ama aquele cheirinho de limpeza depois que arrumamos toda a cozinha? Sabemos também que ele logo vai embora assim que começamos a cozinhar alguma coisa. Para manter um aroma agradável, você pode torrar alguns paus de canela em uma panela ou espalhar potinhos com café em algumas partes da cozinha. Dá super certo!

Recomendadas
Pela Web