7 dicas para evitar o desperdício de alimentos em casa

Boa parte do desperdício de alimentos acontece dentro de casa. Aprenda a aproveitar melhor os alimentos e evitar que eles estraguem!

Boa parte do desperdício de alimentos acontece dentro de casa. Aprenda a aproveitar melhor os alimentos e evitar que eles estraguem!

Congelar é sempre a primeira opção quando erramos na mão e acabamos cozinhando mais porções do que planejávamos. Mas essa não é a pior parte. O desperdício de alimentos é um assunto muito sério e que deve ser tratado com mais atenção. Separamos 7 dicas para você evitar o desperdício de comida, economizar dinheiro e ajudar o meio ambiente! Vamos a elas?

1 – Se preocupe com a despensa!

Antes de ir ao mercado comprar mais comida, dê uma olhadinha na despensa! Você pode acabar comprando o mesmo alimento mais de uma vez. Verifique os alimentos que você realmente precisa, faça uma listinha e evite fazer estoques. Outra dica importante, é fugir da famosa promoção “Leve 3, pague 2”. Mesmo parecendo tentador, acabamos consumindo somente metade, deixando a outra guardada na despensa e ela acaba estragando. Desperdício desnecessário, heim? 
2 – Calcule os dias da semana
Parece ser trabalhoso, mas não é! Se você mora sozinho e passa o dia todo no trabalho ou estudando, quer dizer que não haverá ninguém para almoçar na sua casa durante a semana, não é? Organize os dias da semana em que você vai jantar em casa e cozinhe em porções individuais.Outra dica legal é criar um cardápio semanal com oque você já tem na sua despensa.
3 – Atenção a validade dos alimentos!
Quando estiver cozinhando, dê preferência aos alimentos que estão próximos do vencimento da validade. Você pode separar um pedacinho da despensa e separá-los dos demais ou fazer uma listinha para não esquecer de usá-los antes dos que tem a validade mais prolongada.  
4 – Separe sua refeição em porções
Sacos e potes que podem ir ao congelador são os primeiros aliados desse processo! Armazene no congelador porções para cozinhar diariamente. Assim, você não precisa armazenar uma grande quantidade de alimentos já cozidos, pode ter sua comida fresquinha todos os dias e evita o desperdício de comidas que estão há muito tempo na geladeira e que, consequentemente, precisam ser consumidas com mais rapidez para que não estraguem. 
5 – Armazenando com sabedoria 
Quando voltar do mercado, lembre-se de lavar bem as frutas e os legumes. Depois de lavados, seque-os e guarde-os dentro de saquinhos bem fechados. Isso diminui as chances das bactérias se proliferarem e estragarem todo o alimento.
6 – Compostagem é a saída! 
O desperdício de alimentos como restinhos de frutas e legumes pode ser inevitável. Por que não apostar na compostagem? Separe uma caixinha com os restinhos desses alimentos para adubar suas plantas! Que tal? 
7 – Coloque no prato só o que for comer!
Quem nunca ouviu essa expressão quando era criança? Ainda vale pra agora, viu? Parece ser uma coisa boba, mas grande parte dos desperdícios de comida acontecem por que colocamos muita comida no prato e jogamos metade dela no lixo depois. Pense no quanto vai comer antes de colocar tanta comida no prato!

Recomendadas
Pela Web