7 benefícios das flores na alimentação

A primavera chegou trazendo cores não só pelas ruas, mas também no cardápio! A ideia pode parecer um pouco ousada, mas algumas flores são riquíssimas em nutrientes e prometem trazer uma experiência nova ao seu paladar. Nós do Tudo Gostoso entramos no clima da primavera e separamos alguns benefícios das flores para a sua alimentação!

A primavera chegou trazendo cores não só pelas ruas, mas também no cardápio! A ideia pode parecer um pouco ousada, mas algumas flores são riquíssimas em nutrientes e prometem trazer uma experiência nova ao seu paladar. Nós do Tudo Gostoso entramos no clima da primavera e separamos alguns benefícios das flores para a sua alimentação!

As flores utilizadas na culinária trazem inúmeros benefícios que poucas pessoas conhecem. Elas são ricas em vitaminas, fibras, proteínas e aminoácidos.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Lavanda

Vamos começar nossa lista pela lavanda, que além de super perfumada, é um calmante natural muito eficaz. Ela pode ser utilizada em várias receitas como chás, biscoitos, sorvetes e geleias. Além dos benefícios nutricionais, a lavanda também é muito utilizada para tratamentos de aromaterapia.

Hibisco

O chá de hibisco é famoso por auxiliar qualquer tipo de dieta. Por ser diurético, ajuda a eliminar toxinas do nosso organismo e a diminuir o inchaço causado pela retenção de líquidos. Ela também age no intestino impedindo a absorção de gorduras dos alimentos. A flor, originalmente chamada Hibiscus Sabdariffa, é encontrada facilmente em jardins! Uma flor cheia de benefícios para a saúde bem pertinho de você.

Capuchinha

A capuchinha é uma flor linda que geralmente é encontrada nas cores vermelha e amarela. Além da beleza, a flor traz diversos benefícios! Além de ser uma verdadeira fonte de vitamina C e betacarotenos, a capuchinha é indicada para casos de infecção urinária e retenções de líquidos, já que possui uma grande propriedade diurética. A flor também ajuda na cicatrização de feridas, tosses, resfriados e até mesmo alergias na pele e acne. Uma boa dica para incluir a capuchinha na sua alimentação é essa salada que leva as flores e as folhas.

Flor de abóbora

Já sabemos que a abóbora oferece inúmeros benefícios a nossa saúde por ser riquíssima em potássio, cálcio, fósforo e vitaminas A, C, E e complexo B. Além disso, ela é super versátil e pode ser utilizada na cozinha para preparação de pratos salgados a doces. E quanto a flor de abóbora? você conhece? Embora não tenha os mesmos banefícios da abóbora, a flor também é uma fonte de vitamina C, contribui na formação de ossos e dentes por ser rica em cálcio e tem pouquíssimas calorias. Ela pode ser servida em saladas, sopas ou à milanesa.

Camomila

Quem não cresceu ouvindo que a camomila acalma os nervos e ajuda a dormir? É, mas esses não são os únicos benefícios dessa plantinha! A camomila, muito utilizada na forma de chá, ajuda também na má digestão, reduz a ansiedade, possui propriedades anti-inflamatórias e atua junto ao sistema imunológico contra infecções no nosso organismo.

Cuidados na hora de comprar suas flores comestíveis

Depois de tantas opções diferentes de flores, você sabe bem como escolhe-las? Antes de começar a procurar por elas, fique atento as flores de floriculturas e mercados. Elas podem conter produtos químicos que acabam deixando-as improprias para o consumo. Tem espaço sobrando no jardim ou um espacinho que possa cultivar suas próprias plantas em casa? Aposte nisso! Essa é a maneira mais segura para você e para sua família consumirem as flores de forma 100% segura. Procurar um revendedor especializado também pode ser uma boa opção. Lembre-se que quem tem alergia a pólen deve procurar um especialista antes de inserir as flores no cardápio.

Cravo-da-índia

Essa com certeza você tem na sua cozinha, certo? O cravo-da-índia utilizado na culinária é o botão da flor seco e é utilizado como especiaria. Além de fornecer apenas 50 calorias por 100 gramas de consumo, o cravo-da-índia contém uma alta quantidade de proteínas e vitaminas como a vitamina A, C, E e K. Ele também possui ação antioxidante, antifúngica, antibacteriana e digestiva. Viu? Ele é pequenininho mas é cheio de benefícios!

Recomendadas
Pela Web