6 modos de evitar a contaminação na cozinha

Confira 6 dicas para manter sua cozinha limpa e livre de contaminação!

Preparar deliciosas receitas para a sua família é um ótimo passatempo, mas é impossível não se preocupar com a limpeza da cozinha depois. Para evitar a contaminação, a limpeza do fogão e forno, dos utensílios e dos próprios alimentos é fundamental. Confira dicas para manter sua cozinha limpa e livre de contaminação!

6 modos de evitar a contaminação na cozinha

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Não use os mesmos utensílios na hora de cozinhar: Na hora de preparar um prato, evite usar o mesmo utensílio para todos os alimentos que você for preparar, pois assim você aumenta o risco de contaminação cruzada. Prefira utilizar um utensílio para cada alimento ou, antes de cada reutilização, lavá-los.

Não tenha contato com botões ou torneira: Tenha cuidado ao manusear botões ou torneiras. Como a limpeza deles, geralmente, é mais escassa, lave as mãos ou use luvas para evitar a transmissão de eventuais germes ou impurezas para os alimentos.

Não quebre ovos na pia: Se a sua pia não estiver limpa, ao quebrar os ovos nela você os contaminará. O caminho inverso também é possível: existe a chance dos seus ovos estarem contaminados por alguma bactéria e, assim, contaminará sua cozinha e outros alimentos. Para evitar estas situações, utilize um recipiente para despejar os ovos quando quebrá-los.

Se desfaça de esponjas e panos: Esse tipo de material de limpeza proporciona a contaminação por germes. Uma forma eficaz de matar esses germes é “esterilizar” a esponja colocando-a por 2 minutos no micro-ondas ou trocá-la semanalmente.

Limpeza de frutas e legumes: Lave-os em água corrente e limpe-os com uma escovinha. Para finalizar, deixe de molho em uma solução desinfetante por 30 minutos.

Cuidado com enlatados: Normalmente, quando não utilizamos todo ingrediente dentro dos enlatados, costumamos devolver para geladeira. Mas o que muita gente não sabe é que isso pode causar contaminação por causa do metal. Por isso, após aberto, deposite o que restou em um pote plástico ou em qualquer recipiente que proteja bem o alimento que restou.

Como reservar alimentos sem contaminação

Para manter sua comida longe de bactérias e não perder os principais nutrientes dela, confira essas dicas preciosas:

Feijão: Armazene o feijão ainda cru em temperatura ambiente. Se o alimento já estiver cozido, ele deve ser guardado sob refrigeração por aproximadamente 3 dias. Caso você queira congelá-lo, distribua em recipientes.

Sobras do almoço ou janta: O mais importante é você armazená-los logo depois da refeição. Deposite-os em potes fechados na geladeira, a fim de evitar qualquer tipo de contaminação. Caso guarde na própria panela, atente-se em deixá-la totalmente fechada.

Frutas, legumes e verduras:  As frutas e legumes devem ser armazenadas em temperatura ambiente, enquanto as verduras devem ficar na geladeira por até 3 dias. Se você geralmente corta as frutas, armazene-as em um ambiente refrigerado.

Recomendadas
Pela Web