5 dicas de café da manhã para diabéticos

Chega de ficar quebrando a cabeça com como se alimentar bem mesmo sendo diabético! Separamos as principais dicas para deixar o seu dia a dia muito mais prático e gostoso, confira!

A refeição mais importante do dia é o café da manhã, que nem todo mundo coloca em prática devido à correria do dia a dia, porém é importante que você consuma alimentos saudáveis para o bom funcionamento do corpo. Além disso, se alimentar na parte da manhã faz com que seu corpo armazene energia para as principais atividades do dia. Se você for diabético, a atenção deve ser ainda maior na hora das refeições, e é ideal que seu café da manhã tenha os principais nutrientes. Então monte uma refeição balanceada, que evite açúcar e contenha muitas vitaminas!
5 dicas de café da manhã para diabéticos5 dicas de café da manhã para diabéticos 

Se você é diabético ou conhece alguém que seja, já sabe que o cardápio deve ter certas restrições, e na hora do café da manhã fica ainda mais difícil fugir do açúcar. Por isso, reunimos as melhores dicas para manter sua dieta balanceada, confira:

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Como consumir pão: Geralmente, o pão é um grande problema para os diabéticos por causa da necessidade de controlar a glicose no sangue, por isso é indicado que pessoas diabéticas não o consumam. Porém, você pode consumir pães, mas é importante que eles sejam ricos em fibras, por ajudarem a diminuir a absorção do açúcar pelo corpo. Mesmo assim, consuma-os moderadamente. Os integrais são mais indicados.

Controle a quantidade de comida: É sempre importante lembrar que, para comer bem, não é preciso se empanturrar de comida, e isso vale para todo mundo, principalmente para os diabéticos. Se você exagerar no seu café da manhã ou em qualquer refeição, isso irá mexer com os níveis de açúcar no seu sangue e ainda prejudicará sua saúde. Por isso, modere e faça pequenas refeições durante o dia, desse jeito, você não ficará com fome.

Abra o olho com a gordura animal: Os alimentos que contêm gordura animal prejudicam principalmente os diabéticos, por isso, prefira sempre os alimentos com menos gordura. Então, faça substituições como: a manteiga pode ser substituída por patês de legumes, por exemplo.

Um colorido de frutas: Apesar de as frutas possuírem um tipo de açúcar natural, você pode consumir uma por vez. Então, quando for tomar o café da manhã, escolha a fruta do seu dia e aproveite! Outra dica é: coma a fruta em vez de consumir seu suco. O suco, por ser batido, perde em quantidade de fibras, e isso não é bom para os diabéticos.

O clássico ovo mexido: Você que ama ovos mexidos — como geralmente são servidos em hotéis e restaurantes — pode ficar tranquilo, pois poderá consumi-los à vontade. Mas em seu preparo, utilize pouca manteiga ou use uma frigideira antiaderente. Importante: não consuma ovos caipiras! Agora, pode aproveitar esse prato delicioso para se beneficiar de várias proteínas.

Como fazer uma refeição com os principais nutrientes

Um dos fatores mais importantes que não podem faltar no café da manhã são os nutrientes dos alimentos que serão consumidos. Por isso, atente-se como sua refeição pode se tornar nutritiva:

Gorduras: Elas ajudam na absorção das vitaminas e ainda no fortalecimento da imunidade do corpo. As gorduras podem ser insaturadas e saturadas. As insaturadas são de origem vegetal e você pode encontrá-las no açaí, por exemplo. As saturadas são de origem animal e você as encontra no leite, por exemplo.

Carboidratos: Sua principal função é oferecer energia para o corpo, e podemos destacar a aveia e algumas frutas como fonte. Prefira sempre as opções integrais.

Proteínas: Funciona, principalmente, como regulador da taxa de açúcar no sangue, e podemos destacar como alimentos com propriedades proteicas as carnes e produtos de origem animal, além da soja e vegetais de cor verde-escuro.

 

Recomendadas
Pela Web