4 tipos de limão e suas características: confira

Confira as características dos 4 principais tipos de limão: siciliano, taiti, galego e cravo.

O limão é um ingrediente indispensável na cozinha. Cheio de versatilidade, ele funciona muito bem para temperar pratos durante o preparo, para dar sabor a pratos já prontos, para fazer recheios de receitas deliciosas e até mesmo para ajudar na limpeza dos utensílios na cozinha. Ou seja: o famoso “mil em um”!

O limão nos oferece vários benefícios para a saúde, como a gente já te mostrou por aqui. Diante de tanta coisa boa, pode ser que você não saiba de uma coisa: existe uma variedade de tipos de limão!

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Muitas variedades, mesmos benefícios

Essa é a boa notícia do limão. Apesar de os seus tipos se diferenciarem nas cores, nos formatos, tamanhos e textura da casca, os benefícios permanecem o mesmo. Dá-lhe vitamina C! Porém os fatores que os diferenciam uns dos outros podem influenciar na hora que você for fazer a sua receita. Por isso, o TudoGostoso vai te falar um pouco mais sobre cada um!

Suculento e saboroso, o limão taiti é ideal para caipirinhas.

Suculento e saboroso, o limão taiti é delicioso para fazer as clássicas caipirinhas!

4 tipos de limão

Limão siciliano

De todos os tipos de limão, o siciliano é o “legítimo”! Trata-se de um limão de formato alongado, com uma casca amarelada e grossa. Diferentemente dos outros tipos, ele não é suculento. O limão siciliano é dono de um sabor ácido mais concentrado, sendo uma boa pedida para fazer molhos, licores ou doces.

Conheça as características dos 4 tipos de limão.
Confira as características dos principais tipos de limão!

Limão taiti

O taiti, junto com o galego, é um dos limões mais utilizados no Brasil. É daqueles limões que comumente encontramos no mercado, de formato arredondado, casca verde e lisinha, contando com poucas sementes em seu interior. No quesito sabor, ele é suculento e menos ácido, rendendo várias receitas saborosas, como a tradicional caipirinha.

Aposte no limão cravo para fazer deliciosas marinadas.

Com uma coloração semelhante à laranja, o limão cravo fica delicioso em marinadas.

Limão galego

O simpático galego pode ser encontrado nas cores verde-claro ou alaranjado e tem uma casca fina. Assim como o limão taiti, possui um formato arredondado, porém, em um tamanho menor — capaz de concentrar todo o sabor desse limão. Ele é menos ácido mas, ainda assim, bem suculento! Nas receitas, ele cai superbem em molhos, temperos, sucos, drinks e doces.

Limão cravo

Se você já confundiu um limão cravo com uma laranja, não se envergonhe: eles realmente se parecem. Com uma casca firme de coloração bem laranja, esse limão tem sabor e aroma marcantes. Por ser bastante suculento, marinadas de carne ou saladas ficam deliciosas quando feitas com ele!

Ah, e não se assuste com a sua aparência: ela é provocada por uma bactéria presente na fruta — mas que não faz mal à nossa saúde, não se preocupe. Ele também é conhecido como limão caipira ou limão rosa.

Recomendadas
Pela Web