4 dicas para uma rotina alimentar muito mais saudável

Criar hábitos saudáveis pode ser fácil e super prazeroso!

Se alimentar corretamente é essencial para quem deseja uma vida saudável, mas, você sabia que manter uma rotina equilibrada pode trazer inúmeros benefícios para a sua saúde?

Nós do TudoGostoso preparamos uma lista com 4 dicas para quem busca hábitos alimentares mais saudáveis!

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Mastigar bem os alimentos facilita o processo digestivo!

Mastigar bem os alimentos facilita o processo digestivo!

1 – Corte os líquidos durante as refeições!

Pode parecer apenas mito, já que se trata de um hábito comum do nosso dia a dia, consumir qualquer líquido, desde água e sucos naturais a refrigerantes durante as refeições, pode não ser tão legal para a sua saúde. Isso por que o consumo exagerado de líquidos durante as refeições prejudica a digestão dos alimentos e causa inchaço abdominal, que aumenta o volume do estômago e estimula a vontade de comer mais e mais. Se você não consegue abrir mão de um suquinho durante o almoço, é recomendado o consumo de até 100 ml por refeição. Nada de extrapolar, viu?

2 – Coma devagar e mastigue bem!

Além de ajudar a saborear melhor a comida, mastigar bem os alimentos facilita a digestão e ajuda a aumentar a sensação de saciedade. Quando estamos ansiosos, acabamos comendo muito rápido e consequentemente em maior quantidade. Por isso, procure relaxar durante as refeições e não coma tudo em menos de 20 minutos. Outra dica é não fazer suas refeições assistindo TV. Isso pode atrapalhar sua concentração e consequentemente a maneira como você ingere sua comida. Quando ingerimos muito rápido os alimentos o nosso organismo demora a entender que não precisa de mais e acabamos consumindo mais do que realmente precisamos. Aprenda a apreciar sua refeição e coma com tranquilidade

3 – Beba bastante água

Pode até parecer bem óbvio, mas essa dica não poderia ficar de fora da nossa lista. Consumir bastante líquido é um hábito maravilhoso e deixa o nosso corpo super hidratado e cheio de nutrientes fundamentais para o nosso organismo!  É recomendado ingerirmos aproximadamente 2 litros de água por dia. Se você não é muito atento mas não quer deixar de se hidratar, deixe sempre uma garrafinha perto de você!

Um método infalível para verificar se você está se hidratando corretamente é verificar a cor da urina durante o dia. Se ela estiver quase incolor, quer dizer que você está bem hidratado! Se estiver mais amarelada, é sinal de que precisa beber mais alguns copos de água.

4 – Defina horários para suas refeições

Você com certeza já ouviu falar da importância de se alimentar de três em três horas e achou bobagem. Pois saiba que isso é super verdade! Realizar pelo menos 4 refeições por dia (café da manhã, almoço, lanche e jantar) em horários definidos faz com que o seu organismo mantenha suas taxas nutricionais estáveis e evita a vontade de comer apenas por impulso. Que tal fazer o teste por uma semana e contar o resultado pra gente?

Gostou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários como foi por em prática e como funciona a sua rotina alimentar!

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