4 benefícios do café para a saúde

Além de ser uma delícia, o café é bom para a saúde: confira 4 benefícios da bebida.

Os benefícios do café vão muito além do sabor. Há dois tipos de grãos utilizados na produção do café, o arábica e o robusta. Esses dois tipos de grãos têm diversas variações, com sabor e aroma diferentes. O TudoGostoso já falou sobre essa bebida, como você pode conferir em 9 formas de preparar café, Café: 5 erros ao preparar café, As melhores sobremesas feitas com café, Como preparar um café perfeito para o seu dia a dia e Conheça os principais tipos de café. Mas você sabe quais são os benefícios do café para a nossa saúde?

O TudoGostoso selecionou 4 benefícios do café. Veja a seguir:

Tem efeito estimulante

O café é rico em cafeína, uma substância que tem efeito estimulante. Ela atua no nosso sistema nervoso central ao inibir a adenosina, uma substância que age como um calmante no nosso cérebro. Por isso, o café ajuda a diminuir a fadiga mental.

NÃO PARE AGORA... TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE ;)

Pode ajudar a prevenir o câncer

O café possui antioxidantes, substâncias que atuam na prevenção do câncer e também do envelhecimento precoce. O consumo diário, no entanto, não deve ultrapassar os 250ml por dia. Especialistas também afirmam que o café coado é a melhor forma de consumir a bebida e não muito quente, pois isso pode agredir as células da sua boca e garganta.

Benefícios do café para a saúde

Conheça 4 benefícios do café para a saúde!

 

Ajuda no controle do diabetes tipo 2

O café ácidos clorogênicos, componentes que ajudam a absorver a glicose de forma mais gradual. Assim, a produção e liberação de insulina no nosso organismo ocorre de maneira mais uniforme, o que é essencial para as pessoas que têm diabetes. Essa doença afeta o metabolismo da glicose, a principal fonte de energia do nosso corpo. Quem tem diabetes tipo 2 pode ter resistência aos efeitos da insulina, o hormônio que regula a entrada de açúcar nas células, ou pode não produzir insulina suficiente para manter os níveis de glicose dentro do normal.

Dá mais energia para a prática de exercícios físicos

Em doses moderadas, o café funciona como um termogênico, ou seja, ajuda o nosso metabolismo a funcionar melhor. Isso é ideal para quem quer perder peso. Mas claro que não vale encher o cafezinho de açúcar, né? O ideal é consumi-lo puro. Se você quiser saber mais sobre emagrecimento, confira Dicas de alimentos que aceleram o gasto calórico, 3 chás que ajudam a emagrecer, 4 alimentos que ajudam a emagrecer e 6 receitas de sopas para quem quer emagrecer.

Recomendadas
Pela Web